Barra de logos Museu do Amanhã

O PROGRAMA

INSPIRA CIÊNCIA é o programa de formação de professores da Educação Básica realizado pelo Museu do Amanhã, IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão e o British Council para estimular um ensino de ciências vibrante, aproximando escolas, museus e universidades. O programa é patrocinado pela IBM.

Em quatro edições, o programa já teve a participação de mais de 300 professores da rede pública e particular de todo Brasil, com uma abrangência sobre 136 mil estudantes e cerca de 500 escolas. Esta é a prova real do impacto do investimento na formação dos professores.

Universo e Sistema Solar, Terra e Biosfera, Humanidade e Cultura

Teoria e prática

O Inspira Ciência oferece aos professores participantes a oportunidade de explorar temas fundamentais em Astronomia, Geologia, Paleontologia, Biologia e Ecologia em um ciclo de encontros com cientistas e professores universitários.

Novas tecnologias

Os professores também experimentam novas tecnologias e abordagens educacionais em oficinas com profissionais de museus, de divulgação científica e professores de escolas para estimular o aprendizado por meio da investigação.

Experiências de ensino

Os participantes ainda criam planos de aula em grupos interdisciplinares para aplicar os novos conhecimentos, trocar experiências e aproveitar a riqueza dos acervos dos museus para o ensino e a aprendizagem.

Professora Ana Chaves em oficina de construção de microscópios de baixo custo.
Os professores aprenderam a construir microscópios de baixo custo com Filipe Oliveira, diretor científico do Conector Ciência. Depois de construí-los, os professores puderam levar esses microscópios e os seus desenhos técnicos para replicarem a experiência com estudantes e professores em suas escolas.
Os microscópios são feitos com recortes de papelão, parafusos, porcas, lentes de DVDs e funcionam com a câmera de qualquer telefone celular.
Já a oficina com o astrônomo Eduardo Penteado mostrou uma forma didática eficiente de abordar um desafio do ensino de astronomia: dimensões de planetas, estrelas e outros corpos celestes.
Uma saída de barco pela Baía de Guanabara estimulou os professores a elaborarem aulas em campo para quebrar a rotina de sala de aula.
Ao fim de cada edição, os participantes do Inspira Ciência receberam certificados de uma formação de 40 horas.
O primeiro livro do Inspira Ciência é inspirado em um laboratório onde os professores podem elaborar os seus planos de aula.
O paleontólogo Hermínio Ismael, professor da UERJ, apresenta geocronologia, desde a origem do planeta Terra até o Antropoceno.
Professora Giselle Deveza, participante do Inspira Ciência.
Em destaque, a professora Beatriz Nascimento conhecendo Nós, a última área da Exposição Principal.
Visitas à Exposição Principal mediadas por educadores do Museu do Amanhã estimulam a conexão entre sala de aula e museus no ensino de Ciências.
Os humanos se tornaram uma força planetária, como os terremotos e vulcões. Nesta oficina de geociências, os professores conheceram uma nova experiência para abordar este poder de mudar o planeta – e as suas consequências – com os estudantes. Na foto, participam da experiência as professoras Anna Claudia e Jane Rodrigues.
PH, turbidez, demanda bioquímica por oxigênio mostram o impacto da degradação ambiental sobre a vida das outras espécies e sobre a saúde humana.
Na terceira edição, a saída de barco terminou com uma oficina sobre análise da qualidade da água da Baía de Guanabara feita por Rodolfo Paranhos para estimular a investigações do território e a educação ambiental.
Os participantes trocam experiências enquanto elaboraram planos de aula em grupo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
 / 15

O Inspira Ciência em números

O Inspira Ciência pelos professores

Eu fiquei maravilhada com as palestras! Todo sábado eu voltava para casa entusiasmada, querendo estudar mais sobre o assunto abordado.

Monica Ribeiro Gonçalves
Participante da 1ª edição

Inspira Ciência ampliou a minha visão e ajudou a pensar novas dinâmicas para trabalhar os conteúdos de ciências em sala de aula.

Edilene Almeida da Silva
Participante da 1ª edição

O curso foi surpreendente! Amei cada minuto, desde a recepção no Museu aos profissionais que palestraram. Aprendi muito!

Jaqueline Azambuja Barbosa Martins
Participante da 3ª edição

Curso maravilhoso e completo. Sempre ficará a vontade de mais aulas como as que tivemos. Profissionais extremamente capacitados e de notório saber, ambiente muito bom para o aprendizado.

Sergio Alexandre Fragozo Pereira
Participante da 3ª edição

Foram sábados inesquecíveis, motivadores e inspiradores. Todas as atividades foram de relevância enorme para minha atualização como docente.

Nadjara Corrêa
Participante da 2ª edição