Barra de logos Museu do Amanhã

O PROGRAMA

INSPIRA CIÊNCIA é o programa de formação de professores da Educação Básica realizado pelo Museu do Amanhã, IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão e o British Council para estimular um ensino de ciências vibrante, aproximando escolas, museus e universidades. O programa é patrocinado pela IBM.

Em três edições, o programa já teve a participação de 180 professores da rede pública e particular do município e estado do Rio de Janeiro, com uma abrangência sobre 47 mil estudantes e cerca de 300 escolas. Esta é a prova real do impacto do investimento na formação dos professores.

Universo e Sistema Solar, Terra e Biosfera, Humanidade e Cultura

Teoria e prática

O Inspira Ciência tem um ciclo de quatro encontros no Museu do Amanhã em que os participantes exploram temas fundamentais em Cosmologia, Astronomia, Geologia, Paleontologia, Biologia e Antropologia na companhia de cientistas e professores universitários.

Novas tecnologias

Os professores também experimentam novas tecnologias e abordagens educacionais em oficinas com profissionais de museus e de divulgação científica para estimular o aprendizado por meio da investigação e despertar competências e habilidades entre os estudantes.

Experiências de ensino

Os participantes ainda criam planos de aula em grupos interdisciplinares para aplicar os novos conhecimentos, trocar experiências e aproveitar a riqueza dos acervos dos museus para o ensino e a aprendizagem.

Professora Ana Chaves em oficina de construção de microscópios de baixo custo.
Os professores aprenderam a construir microscópios de baixo custo com Filipe Oliveira, diretor científico do Conector Ciência. Depois de construí-los, os professores puderam levar esses microscópios e os seus desenhos técnicos para replicarem a experiência com estudantes e professores em suas escolas.
Os microscópios são feitos com recortes de papelão, parafusos, porcas, lentes de DVDs e funcionam com a câmera de qualquer telefone celular.
Já a oficina com o astrônomo Eduardo Penteado mostrou uma forma didática eficiente de abordar um desafio do ensino de astronomia: dimensões de planetas, estrelas e outros corpos celestes.
Uma saída de barco pela Baía de Guanabara estimulou os professores a elaborarem aulas em campo para quebrar a rotina de sala de aula.
Ao fim de cada edição, os participantes do Inspira Ciência receberam certificados de uma formação de 40 horas.
O primeiro livro do Inspira Ciência é inspirado em um laboratório onde os professores podem elaborar os seus planos de aula.
O paleontólogo Hermínio Ismael, professor da UERJ, apresenta geocronologia, desde a origem do planeta Terra até o Antropoceno.
Professora Giselle Deveza, participante do Inspira Ciência.
Em destaque, a professora Beatriz Nascimento conhecendo Nós, a última área da Exposição Principal.
Visitas à Exposição Principal mediadas por educadores do Museu do Amanhã estimulam a conexão entre sala de aula e museus no ensino de Ciências.
Os humanos se tornaram uma força planetária, como os terremotos e vulcões. Nesta oficina de geociências, os professores conheceram uma nova experiência para abordar este poder de mudar o planeta – e as suas consequências – com os estudantes. Na foto, participam da experiência as professoras Anna Claudia e Jane Rodrigues.
PH, turbidez, demanda bioquímica por oxigênio mostram o impacto da degradação ambiental sobre a vida das outras espécies e sobre a saúde humana.
Na terceira edição, a saída de barco terminou com uma oficina sobre análise da qualidade da água da Baía de Guanabara feita por Rodolfo Paranhos para estimular a investigações do território e a educação ambiental.
Os participantes trocam experiências enquanto elaboraram planos de aula em grupo.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • 11
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
 / 15

O Inspira Ciência pelos professores

A capacitação me trouxe um frescor, um renovo. Pude refletir o quanto minha profissão é importante, e que educar é o caminho para um futuro de esperança.

Elaine de Andrade de Almeida
Participante da 3ª edição

Eu já fiz a atividade prática sobre a rotação e a translação dos planetas no Sistema Solar e as estações do ano que aprendi no programa para as minhas turmas e eles adoraram.

Flávia Becker
Participante da 1ª edição

O que mais gostei foi a oportunidade de ouvir palestrantes de ponta, aplicar a BNCC em atividades estimulantes e da possibilidade de fazer qualquer coisa diferente do que eu já havia feito!

Ana Paula Santos da Conceição
Participante da 2ª edição

Inspira Ciência ampliou a minha visão e ajudou a pensar novas dinâmicas para trabalhar os conteúdos de ciências em sala de aula.

Edilene Almeida da Silva
Participante da 1ª edição

Eu fiquei maravilhada com as palestras! Todo sábado eu voltava para casa entusiasmada, querendo estudar mais sobre o assunto abordado.

Monica Ribeiro Gonçalves
Participante da 1ª edição

Foram sábados inesquecíveis, motivadores e inspiradores. Todas as atividades foram de relevância enorme para minha atualização como docente.

Nadjara Corrêa
Participante da 2ª edição

Curso maravilhoso e completo. Sempre ficará a vontade de mais aulas como as que tivemos. Profissionais extremamente capacitados e de notório saber, ambiente muito bom para o aprendizado.

Sergio Alexandre Fragozo Pereira
Participante da 3ª edição

O curso foi surpreendente! Amei cada minuto, desde a recepção no Museu aos profissionais que palestraram. Aprendi muito!

Jaqueline Azambuja Barbosa Martins
Participante da 3ª edição

Foi realmente uma inspiração. Palestras inspiradoras, professores inspiradores, oficinas inspiradoras… Foram dias especiais que certamente ajudarão a construir aulas também inspiradoras!

Marcia Regina Rezende da Costa
Participante da 3ª edição

O Inspira Ciência me trouxe um frescor, um renovo. Pude refletir o quanto minha profissão é importante, e que educar é o caminho para um futuro de esperança.

Elaine de Andrade de Almeida
Participante da 3a edição