Barra de logos Museu do Amanhã

Quem somos

O Inspira Ciência é realizado pelo Museu do Amanhã, o Instituto de Desenvolvimento e Gestão e o British Council. Desde 2019, o programa tem o patrocínio da IBM. Juntas, essas instituições atuam sobre um dos maiores desafios da educação brasileira: criar oportunidades de formação e atualização para os professores da Educação Básica.

Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência. Inaugurado em dezembro de 2015 pela Prefeitura do Rio, o Museu do Amanhã é um equipamento cultural da Secretaria Municipal de Cultura, que opera sob gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu do Amanhã já recebeu cerca de 4 milhões de visitantes desde a inauguração.

www.museudoamanha.org.br

IDG

O Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) é especializado em gerir centros culturais públicos de grande importância para o país e programas ambientais. Atualmente, faz a gestão do Museu do Amanhã, no Rio; do Paço do Frevo e do programa educativo do Teatro Santa Isabel, ambos em Recife. O Instituto já foi responsável pela gestão do Cais do Sertão (Recife) e pelas Bibliotecas Parque (Rio de Janeiro). O trabalho do IDG para o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, trouxe para a instituição, em 2018, o prêmio internacional de “Melhor Instituição Cultural para a Promoção do Soft Power” na cerimônia do Leading Culture Destinations Awards, considerada o ‘Oscar’ dos museus, em Londres.

www.idg.org.br

British Council

O British Council é uma organização sem fins lucrativos em mais de 100 países desde 1934. Temos como objetivo fortalecer os laços entre o Reino Unido e os países onde estamos presente pela construção de relacionamentos mutuamente benéficos nas áreas de artes, educação, esportes e língua inglesa. Estamos no Brasil desde 1945 e, atualmente, possuímos dois escritórios no país: em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Por meio de nossa atuação em diversos países, apoiamos sistemas de educação, promovemos a colaboração internacional, bem como a formação de professores. Trabalhamos em parcerias com governos e organizações para fortalecer a liderança escolar e práticas de ensino voltadas para a vida no século XXI. Com especialistas em cooperação internacional, políticas públicas, ensino e tecnologias educacionais, utilizamos nossa experiência para desenvolver programas elaborados para diferentes contextos. Por meio de ações internacionais e de experiências de aprendizagem colaborativa, contribuímos com o desenvolvimento global e tornamos a educação relevante para o mundo.

Conheça nosso trabalho em www.britishcouncil.org.br.

Equipe

Museu do Amanhã | IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão
Diretor Presidente: Ricardo Piquet
Diretor Executivo: Henrique Oliveira
Diretora de Operações: Roberta Guimarães
Diretora de Desenvolvimento Institucional: Maria Garibaldi
Diretora de Marketing e Novos Projetos: Julianna Guimarães
Diretora de Captação de Recursos: Renata Salles
Curador Geral: Luiz Alberto Oliveira
Diretor de Desenvolvimento Científico: Alfredo Tolmasquim

Conheça nosso trabalho em www.idg.org.br

British Council
Diretor-Presidente:  Martin Dowle
Diretora de Educação: Diana Daste
Gerente de Educação Básica: Luis Felipe Serrao
Analista de Projetos de Educação: Isabela Milanezzi

Conheça nosso trabalho em www.britishcouncil.org.br.

 

INSPIRA CIÊNCIA
Concepção e Realização
Museu do Amanhã
IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão
British Council

Patrocínio
IBM

Coordenação
Diretor de Desenvolvimento Científico do Museu do Amanhã: Alfredo Tolmasquim
Gerente sênior de Educação Básica do British Council: Luis Felipe Serrao
Coordenador de Pesquisa do Museu do Amanhã: Davi Bonela
Analista de Projetos de Educação do British Council: Isabela Milanezzi

Analista de Pesquisa de Públicos do Museu do Amanhã: Ruy Cotia