Autores
Cícero Avelino, Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China, Rio de Janeiro
Lucineia Alves, Escola Municipal Juan Antonio Samaranch, Rio de Janeiro
Yeda Bernadete da Silva, Escola Municipal José do Patrocínio, Rio de Janeiro
Tema
Ciências:
Tipos de solos;
A importância da água para os seres vivos;
3Rs.
Biologia:
Os nutrientes;
Ciclo de vida.
Justificativa
Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscando cumprir o importante papel de desenvolver o comportamento das crianças e jovens com o cuidado do ambiente escolar: cuidado com o espaço interno e externo da sala ou da escola. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos. Neste contexto o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. Hortas escolares são instrumentos que podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. A Horta configura-se como uma ótima ferramenta para a aplicação da pedagogia da autonomia (de Freire), a apreensão do conhecimento com interação com o meio-físico, cognitivo e afetivo (de Piaget), o construcionismo (de Papert) e a experimentação tecnológica (de Avelino).
Segmento
Competências gerais
Disciplinas
Competências específicas - Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Inclusão e acessibilidade
O autismo é relacionado com a questão do aumento de agrotóxicos nos alimentos, existem pesquisas já comprovadas, afirma a fitoterapeuta Marise Marwijszyn. Eis a importância da iniciativa da criação de Hortas Escolares, mostrando aos alunos o valor da natureza e o quanto uma horta orgânica, livre de venenos, pode fazer a diferença.
Conhecimento prévio
- Reconhecer as etapas de uma horta;
- Diferenciar germinação de crescimento.
- Revisar germinação, fotossíntese, medidas e números decimais.
- Aplicar cálculo de porcentagem, construção de gráficos de colunas e de linhas.
- Operar manuseio da régua e leitura das medidas.
Interdisciplinaridade
A Horta Escolar pode ser utilizada como recurso para o ensino de Ciências e Matemática. Concluídas todas as etapas dos experimentos os estudantes devem ser motivados a fazer um desenho esquematizado das plântulas da horta escolar. Preenchimento de uma tabela de germinação e de crescimento das variedades cultivadas, com os dados coletados, a fim de facilitar a visualização dos mesmos e montagem dos gráficos. Após o preenchimento das tabelas e tendo em mãos os dados coletados em todos os experimentos, os estudantes mediados pelo(a) professor(a), realizam os cálculos de porcentagem das sementes germinadas em cada variedade em todos os experimentos, bem como calculam a porcentagem das plantas que sobreviveram até a quarta semana. Para facilitar os cálculos e a aprendizagem da regra de três, permite-se aos estudantes o uso da calculadora. Sugere-se construir gráficos de colunas, com os dados das maiores e as menores medidas de crescimento de cada variedade de hortaliça. Também, podem ser construídos gráficos da porcentagem de germinação. Outra opção é utilizar planilha eletrônica para elaboração de gráficos de linha ou colunas.
Eixos temáticos
- Terra e Biosfera,
- Humanidade e Cultura
Delimitação do conteúdo
Na mesma medida as atividades desenvolvidas com os alunos nesse espaço promovem a inserção da Educação Ambiental através do reconhecimento da importância do cuidado ao ambiente através da realização de atividades que promovem a reutilização, reciclagem, e manejo sustentável que, quando somados, podem conduzir a uma qualidade de vida mais saudável. Nessa perspectiva, o presente trabalho aborda a reutilização de garrafas PET, de embalagem longa vida, de caixotes de madeira e de tubinhos dos rolos de papel higiênico na construção de mini-canteiros em hortas sustentáveis.
Além de contribuir para a redução de impactos ao meio ambiente, alguns conteúdos das disciplinas de Ciências e Biologia, tais como os 3Rs, tipos de solos, a importância da água para os seres vivos, tipos de nutrientes, ciclo de vida, etc. podem ser aplicados aos alunos durante a atividade realizada.
Metodologia
Etapa I
Aula 1 – Teórica
As embalagens x meio ambiente e saúde
- No primeiro momento o(a) professor(a) deverá perguntar aos alunos se eles conhecem técnicas de cultura orgânica, de permacultura e de agroflorestal. Depois de ouvir os alunos ele deverá conversar com os alunos complementando os conceitos dados.
- No segundo momento o(a) professor(a) deverá perguntar aos alunos quem consome refrigerantes ou outros produtos que sejam vendidos em garrafas PET e embalagens longa vida. Logo após deverá perguntar também o que eles fazem com as embalagens, após o uso dos produtos contidos nela. Ele deverá aproveitar a conversa para sensibilizar os alunos sobre problemas de saúde e de meio ambiente que podem ser causados com o descarte indevido dessas embalagens e também caixotes de madeira e tubinhos dos rolos de papel higiênico.
- O(a) professor(a) deverá solicitar aos alunos que pesquisem soluções para o lixo resultando do uso dos materiais acima e sobre horta escolar, na aula seguinte os alunos deverão ler seus respectivos trabalhos para a classe.
- O(a) professor(a) solicitará aos alunos que tragam essas embalagens e materiais para inicio de uma atividade prática na aula seguinte (deixando, como surpresa, qual será o uso dos materiais).
Etapa 2
Aula 2 – Visita técnica
Visita ao Museu do Amanhã
- O(a) professor(a) deverá previamente organizar e agendar a visita à horta do Museu do Amanhã, para que os alunos possam ter ideia de como pode ser uma horta.
- Observação: o(a) professor(a) deve aproveitar a visita e explorar o Museu com seus alunos. Ele(a) deve visitar a exposição principal e todos os seus espaços.
Etapa 3
Aula 3 – Teórica – prática
Reutilização – uma das soluções para diminuir os problemas ambientais e de saúde causados pelo lixo
- No primeiro momento o(a) professor(a) solicitará aos alunos que leem seus trabalhos de pesquisa e exponham as embalagens trazidas.
- No segundo momento o(a) professor(a) informará que as embalagens e os outros materiais trazidos pelos alunos serão utilizados para construírem uma horta escolar.
- No terceiro momento o(a) professor(a) conduzirá os alunos para o local onde será iniciado a horta e preparará as embalagens, colocando terra adubada para iniciarem a plantação das sementes das hortaliças, de acordo com as especificidades de cada uma. A horta escolar será realizada de modo que boa parte das garrafas fique suspensa em um muro da escola ou em outro local adequado (horta suspensa), otimizando, assim, o espaço utilizado ou, quando realizada em caixas de papelão, madeira, tubinhos dos rolos de papel higiênico, estas serão colocadas próximas ao muro da escola ou em outro local conveniente.
Etapa 4
Aula 4 – Teórica
As hortaliças e a alimentação
- No primeiro momento o(a) professor(a) estabelecerá relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados na horta.
- No segundo momento o(a) professor(a) levará seus alunos a compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.
Etapa 5
Aula 5 – Prática
A horta e sua relação com conteúdos de Ciências, Matemática e Física
Turma do 6º e 7º Ano
- No primeiro momento o(a) professor(a) explicará aos alunos a relação entre solo, água e nutrientes.
Turmas do 1º Ano do Ensino Médio
- No primeiro momento o(a) professor(a) discutirá relações Matemáticas e conceitos de Física presentes na implantação e operação da horta.
- Para todas as turmas – No terceiro momento os alunos irão observar o desenvolvimento das hortaliças plantadas e cuidarão delas (regarão e tirarão matos dos recipientes plantados).
- Eles deverão cuidar da horta 3 vezes por semana.
Etapa 6
Aula 6 – Prática
Hora de degustar as hortaliças
- No primeiro momento o(a) professor(a) deverá levar os alunos para a cozinha da escola (combinar previamente com a equipe do setor) e deverá realizar a higienização das hortaliças com os alunos, explicando sua importância.
- No segundo momento o(a) professor(a), juntamente com os alunos preparará uma salada, com os devidos temperos e solicitará aos alunos que degustem os diferentes alimentos cultivados na horta.
- No terceiro momento o(a) professor(a) aproveitará o momento para conversar sobre os nomes científicos das hortaliças degustadas.
Etapa 7
Aula 7 – Teórica
As aprendizagens e a multiplicação dos conhecimentos
- No primeiro momento o(a) professor(a) deverá solicitar aos alunos que relatem o que aprenderam e o que mais gostaram ao longo do desenvolvimento de toda a atividade.
- No segundo momento o(a) professor(a) solicitará aos alunos que preparem materiais para apresentarem na reunião dos responsáveis com o objetivo de sensibilizarem os pais sobre o problema da poluição ambiental e também os sensibilizarem a cultivarem hortaliças em sua residência, mesmo em locais apertados.
Cronograma
A atividade levará em torno de dois meses para ser concretizada.
Recursos e tecnologias
Garrafas PET, embalagens longa vida, caixas de madeira e/ou tubinhos dos rolos de papel higiênico, sementes (cebolinha, salsa, alface, rúcula…), terra adubada, corda de nylon, utensílio para furar as garrafas e água.
Resultados
• Conhecer técnicas de cultura orgânica, de permacultura e de agrofloresta;
• Sensibilizar os alunos sobre problemas de saúde e de meio ambiente que podem ser causados com o descarte indevido das garrafas PET, embalagens longa vida, caixotes de madeira e tubinhos dos rolos de papel higiênico, materiais a serem utilizados para realizar a horta;
• Mostrar aos alunos que a utilização dos materiais citados acima na horta escolar ajuda a resolver o problema do descarte destes;
• Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
• Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
• Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
• Discutir relações matemáticas e conceitos de Física presentes na implantação e operação da horta;
• Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
• Sensibilizar os pais, através do trabalho desenvolvido pelos alunos, sobre o problema da poluição ambiental;
• Sensibilizar os pais a cultivarem hortaliças em sua residência, mesmo em locais apertados.
Referências
AVELINO, C. DE. Descartes ao Geogebra construindo a moda: um desfile muito matemático. Artigo publicado no Instituto de Matemática e Estatística, UFF, 2014.
COSTA, R. Notas de Fitoterapia. 2ª edição. Rio de Janeiro. 1958.
GUIA RURAL. Ervas e Temperos. Ed. Abril. São Paulo, 1991.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25° ed. São Paulo. Paz e Terra. 2092.
PRIMAVESI, A. Manejo Integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel. São Paulo. 1988.
TEIXEIRA, A. S. Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A. Rio de Janeiro. 1983.
MORGADO, F. S. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: experiências do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2006.
PAPERT, SEYMOUR. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York. Basic Books. 1980.
PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro. Freitas Bastos. 1974.
SANTOS, A.L.M.; SANTOS, R.F.B. Projeto Horta na Escola: A Reciclagem do Lixo Para o Bem Comunitário. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/projeto-horta-na-escola-areciclagem-do-lixo-para-o-bem-comunitario/130542/> Acesso em: 11 agos. 2016.