Autores
Amanda Pereira de Azevedo, Nosso Espaço Creche Escola
José Mauro Lopes dos Reis, E.M. Cecília Meireles
Marcela Silveira Constant, Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão I
Maria Cristina Ferreira Martins, Colégio Estadual José Leite Lopes
Sérgio Ricardo Vitor, Colégio Pedro II - Campus Realengo I
Tema
Consumo sustentável e reciclagem
Justificativa
Entender que o homem é o único Ser capaz de produzir cultura e interferir diretamente na Natureza, nos torna totalmente responsáveis por tudo o que modificamos. Ao andarmos pela cidade do Rio de Janeiro, e até mesmo no entorno do Museu do Amanhã, ainda podemos observar um descarte indevido dos resíduos sólidos urbanos às margens da Baía de Guanabara e nas lixeiras seletivas. Será que as políticas públicas com suas parcerias internacionais não conseguiram criar uma infraestrutura adequada? Ou a grande maioria da população moradora do Rio de Janeiro, bem como os frequentadores da cidade não conseguem abolir o mau hábito do descarte indevido?
Trazemos portanto, com este plano de aula, uma necessidade real de uma maior conscientização sobre o descarte dos resíduos sólidos urbanos, usando as aulas de ciências, artes e informática Educativa como grandes aliadas na conscientização, reutilização e reciclagem dos mesmos.
Acreditamos que ao trabalharmos a conscientização sobre um melhor reaproveitamento dos nossos resíduos estaremos assim disseminando uma cultura mais sustentável, participando ativamente com pequenos gestos oriundos do conceito dos 3R’s (reciclar, reduzir e reutilizar) avançando então rumo ao conceito dos 7R’s (repensar, reduzir, reutilizar, reaproveitar, reciclar, recusar e recuperar). Para que, de fato, as próximas gerações possam estar efetivamente harmonizadas com o ecossistema, produzindo cultura pautadas nos pequenos gestos de um consumo mais consciente e a busca de maiores ações de sustentabilidades.
O tema abordado na aula contribui para que o aluno tenha um olhar diferenciado em relação aos aspectos relacionados à sustentabilidade e a reciclagem, entre outras questões. Um novo leque de possibilidades relacionadas às nossas ações em prol do planeta podem vir à tona, de forma bastante criativa em nossos alunos.
Outro ponto importante, e de grande relevância social, é a reciclagem. Infelizmente o tema é tratado no Brasil sem a devida importância, abordá-lo com nossos alunos pode ser fundamental para que essa geração consiga ter a noção do real valor que o tema merece.
O Brasil, segundo dados do Banco Mundial, é o 4° maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%), mas apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas, ou seja, reprocessadas na cadeia de produção como produto secundário. Esse é um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%.[1]
[1] https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico
Segmento
Competências gerais
Disciplinas
Competências específicas - Ciências da natureza
Unidades Temáticas
Matéria e energia.
Objetivos de conhecimento
Consumo sustentável e reciclagem.
Habilidades
● (EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidencie propriedades físicas dos materiais - como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade, etc.), entre outras.
● (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
● (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
● (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Conhecimento prévio
- Propriedades físicas dos materiais
- Ciclo hidrológico
- Conceito dos 3 R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
Eixos temáticos
- Terra e Biosfera,
- Humanidade e Cultura
Metodologia
Etapa 1
O primeiro momento é de sensibilização ao tema, para isso a turma será convidada a participar de uma sessão de cinema com a exibição do filme “Lixo extraordinário”. A ideia desse primeiro encontro é trazer a tona o lado humano do tema reciclagem, mostrando também como a arte pode estar presente de forma tão marcante nessa temática. Os alunos serão orientados a fazer suas anotações e ao final da exibição será feita uma roda de conversa sobre o filme com a presença dos docentes de artes, ciências e informática educativa. Após a roda de conversa os alunos serão orientados a fotografar áreas de descarte de resíduos nas redondezas da escola ou ainda perto de suas residências, devendo também fazer anotações desses locais, tais como: endereço, tipos de resíduos depositados, impacto ao meio ambiente observado e possíveis ações sustentáveis.
- Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.
Etapa 2
Aula expositiva com o objetivo de fornecer aos alunos informações complementares que servirão de subsídios para o entendimento do conceito 7 R’s da Sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar), enfatizando a Reutilização e, verificando os conhecimentos pré adquiridos. Após a exposição do tema os alunos farão uma roda de conversa para identificar de que forma esse conceito está relacionado ao cotidiano.
- Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.
Etapa 3
A introdução dessa etapa será feita com a apresentação do vídeo Viravolta, do diretor Renato Barbieri. No laboratório de informática será construído um mapa coletivo dos resíduos, usando o Google My Maps[1], onde serão inseridas as fotos e outras informações que forem pertinentes. Na ausência do laboratório, ou ainda por opção, poderão ser utilizados smartphones.
- Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.
Etapa 4
Atividade experimental com o objetivo de permitir que os alunos produzam 2 (dois) mecanismos utilizando sucata e materiais de baixo custo, demonstrando como a reutilização poderá auxiliá-los na compreensão de alguns fenômenos da natureza.
- 1ª Atividade experimental:
Construção de uma Roda d`água
- Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.
Siga o tutorial em: https://youtu.be/cnkZESWPWBA
- 2ª Atividade experimental:
Construção de um barquinho movido a propulsão elástica, usando garrafas PET ou embalagens de produtos de limpeza.
- Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.
Siga o tutorial em: https://youtu.be/AbFaksjT55Q
Construção de uma Roda d`água na E.M. Cecília Meireles: https://youtu.be/HeVFKhpjNQI
Observações ou Recomendações:
- Recomenda-se que as atividades experimentais sejam realizadas em grupos de no máximo 4 (quatro) alunos, garantindo assim, que eles se organizem e tragam os materiais solicitados.
- Como as atividades experimentais envolvem o uso de objetos cortantes ou perfurantes, é obrigatório que todo o processo seja feito com a supervisão de adultos. Se possível, o(a) professor (a) poderá fazer as perfurações e cortes com antecedência ou uma aula específica para tais ações.
- Se optarem na construção do barquinho com embalagens de produtos de limpeza, verificar que elas estejam muito limpas, para não ocasionar alergias ou intoxicações nos alunos.
Etapa 5
Como etapa final os alunos farão uma visita ao Museu do Amanhã, considerando que o mesmo “é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência”[2], acreditamos que os alunos terão a oportunidade de refletir sobre todo o processo que participaram e, a partir dessa nova experiência, poderão realimentar todo o processo de construção do conhecimento.
Cronograma
Serão utilizados 10 tempos de 50 minutos na escola, acrescidos de mais um turno para a visita ao Museu do Amanhã.
Recursos e tecnologias
- Equipamento para a exibição dos filmes, pode ser um computador com projetor multimídia ou ainda uma TV com tamanho adequado para o ambiente utilizado.
- Laboratório de informática ou smartphones para a construção do mapa coletivo dos resíduos.
- 1ª Atividade experimental:
- Uma garrafa “PET”, vazia e limpa, com volume entre 1 a 2 litros (preferencialmente de água mineral com gás, de 1,5 litros);
- Duas tampinhas de garrafa “PET”;
- Um palito de madeira, como os usados para fazer churrasco ou algodão doce;
- Uma caixa vazia de leite ou suco (embalagem “Tetra Pak”);
- Materiais de uso comum, tais como: tesouras, grampeador, alicate furador de papel, furador para as tampinhas, estilete (muito cuidado), marcador permanente para CD, régua.
- 2ª Atividade experimental:
- Uma garrafa “PET”, vazia e limpa, com volume entre 1 a 2 litros (preferencialmente de água mineral de 1,5 litros) ou qualquer embalagem que seja adequada para confecção do barquinho;
- Dois palitos de sorvete;
- Um elástico de papelaria;
- Materiais de uso comum, tais como: tesouras, grampeador, alicate furador de papel, estilete (muito cuidado), marcador permanente para CD, régua.
[1] https://www.google.com/intl/pt-BR/maps/about/mymaps/
[2] https://museudoamanha.org.br/pt-br/sobre-o-museu
Resultados
Consumo sustentável / 5 Elementos -Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental; coordenação Mônica Pilz Borba e Patricia Otero. – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, 2009.96 p.:il. – (Coleção consumo sustentável e ação)
https://www.imprensaoficial.com.br/downloads/pdf/projetossociais/sustentavel.pdf
Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico.
https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico
Brasil perde R$ 3 bilhões ao ano por não reciclar resíduos – Sustentabilidade. https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-perde-r-3-bilhoes-ao-ano-por-nao-reciclar-residuos,70002559053
Artesão de Manaus reinventa lixo eletrônico e transforma em arte.
Lixo eletrônico pode se transformar em arte e fonte de renda.
Artesanato com lixo eletrônico = Reciclagem é Arte!
Vídeo Viravolta com direção de Renato Barbieri
Lançamento do vídeo Viravolta com direção de Renato Barbieri