Autores
Evelin Ferreira de Barros - Escola Municipal Júlio de Mesquita
Tema
- Surgimento da vida na Terra
- Evolução das primeiras formas de vida da Terra
- Surgimento e evolução do ser humano
Justificativa
De forma geral, a origem de qualquer coisa é um tema que gera muita curiosidade e, consequentemente, muitas perguntas dos alunos, independentemente da idade e do ano escolar, então a origem da vida e dos seres humanos são temas que já tem um apelo natural, mas que podem estar imbuídos de conhecimentos populares que contradizem o conhecimento científico. Como professores e cientistas, é nossa função esclarecer as dúvidas e compartilhar o conhecimento científico, sempre considerando o conhecimento prévio do aluno e sem desmerecê-lo.
De acordo com a BNCC, as teorias evolucionistas e a seleção natural (EF09CI10 e EF09CI11)* deverão ser abordadas no 9º ano, então este foi o ano selecionado para o desenvolvimento deste plano de ano.
*(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Segmento
Disciplinas
Competências específicas - Ciências da natureza
Unidades Temáticas
Vida e evolução
Habilidades
(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.
Conhecimento prévio
• Formação do planeta Terra e atmosfera primitiva
• Características dos seres vivos
• Evolução
• Teorias Evolutivas
• Teoria Celular
• Classificação dos Seres Vivos
• Fóssil
Eixos temáticos
- Terra e Biosfera
Metodologia
Surgimento da vida na Terra
Parte 1
Duração: mínimo de 50 minutos
Pergunta motivadora: Como eram os primeiros seres vivos?
**Atividade Interdisciplinar – Artes**
Duração: 10 minutos
Individual
Instruções:
-Distribuir metade de 1 folha A4 para cada aluno.
-Pedir para os alunos desenharem como eles acham que eram os primeiros seres vivos.
-Incentivar a criatividade, sem abordar o conteúdo neste momento.
**
Após a atividade do desenho:
**Conteúdo – como eram os primeiros seres vivos?
Aula expositiva – 10 minutos
**
**Jogo para computador – Spore
Duração: 30 minutos
Em grupo ou individual
“Spore (ou SPORE) é um jogo eletrônico desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuído pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes.” (Wikipedia)
No Estágio Célula (primeiro estágio), o jogador começa como uma célula que vai ganhando pontos de DNA para modificar o sua estrutura e evoluir para outro estágio.
Esta atividade pode ser individual ou em grupo, dependendo da disponibilidade de computadores com o jogo. Também é possível usar somente 1 computador ligado a um projetor de imagens e fazer um rodízio entre grupos de alunos para que eles possam jogar.
**
Parte 2
Duração: 50 minutos
Pergunta motivadora: Como surgiram esses primeiros seres vivos?
É importante ressaltar que existem algumas ideias e hipóteses sobre o assunto, mas que não existe certeza.
**Vídeo – Origem da Vida
Duração 10 minutos
Vídeo (02:55) + discussão sobre o vídeo
**
**Aula expositiva:
-Origem química
-Panspermia
Duração: 25 minutos
**
Pergunta motivadora: A vida surgiu uma única vez ou existiram várias origens?
Pesquisa sobre Contingência e Determinismo
-Turma deve ser dividida em 4 grupos, sendo 2 para cada com um dos temas acima.
– Na aula seguinte, os grupos farão a exposição dos conteúdos encontrados, havendo uma discussão após. O resultado da pesquisa escrita será entregue ao final da discussão.
**
Texto base: http://www.io.usp.br/index.php/infraestrutura/museu-oceanografico/29-portugues/publicacoes/series-divulgacao/vida-e-biodiversidade/807-origem-da-vida-na-terra
Evolução das Primeiras Formas de Vida da Terra
**Revisão – Como eram os primeiros seres vivos?
Duração: 5 minutos
Estilo: Brainstorming
Comparação entre o desenho feito em outra aula com o conteúdo aprendido.
**
**Aula Expositiva – Procariontes: os desbravadores
Duração: 15 minutos
Tópicos importantes:
Ressaltar que ainda existem incertezas sobre como a vida surgiu a partir dos coacervados;
Primeiros registros fósseis datam de 3,5 bilhões de anos;
Esses seres eram semelhantes aos seres unicelulares e procariontes da atualidade.
Aula Prática: “Utilização de mingau como meio de cultura para o crescimento de microrganismos” e “Visualização de Microrganismos no leite” – encontradas em https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5540_16102017233608.pdf
**
**Aula Expositiva – Cianobactérias e o gás oxigênio: a virada do jogo
Duração: 15 min
Tópicos importantes:
Relação entre quantidade de gás oxigênio na atmosfera e a complexidade dos novos seres vivos.
**
**Aula Expositiva – Endossimbiose
Duração: 10 min
Explicar o que é e porque provavelmente aconteceu, relacionando com a quantidade de oxigênio na atmosfera.
**
**Aula Expositiva – Eucariontes: mais diversidade, por favor
Revisar as características dos eucariontes;
Evidenciar o aumento da complexidade nos seres vivos ao longo dos anos.
Atividade Prática: Árvore da Vida
Montar uma árvore filogenética com os principais grupos de seres vivos.
Material: -Cartolina marrom cortada e montada para lembrar o formato de uma árvore grande
-Imagem de 1 representante de cada grupo de ser vivo
-Cartolina cortada em retângulos com as novidades evolutivas
Procedimentos: -Dividir a turma em 2 grupos;
– Em conjunto, os alunos irão montar a árvore em um lugar espaçoso como o pátio ou a quadra;
-Explicar que cada ponta de galho representa um lugar para um ser vivo e que as novidades são características que foram aparecendo ao longo dos anos. Não dar muitos detalhes científicos.
-Tempo de montagem: 10 minutos
-Terminado o tempo, os grupos irão comparar o trabalho do outro e poderão alterar a sua árvore;
-Tempo para comparação e alteração: 5 minutos
-O professor deverá explicar o que é uma árvore filogenética e discursar brevemente sobre as características que diferenciam uns grupos dos outros;
-Após a explicação, pedir para eles avaliarem a própria criação e corrigirem os possíveis erros, sempre justificando a correção. Se houver erro, mas os alunos não conseguirem detectar, o professor deve indicar e pedir para que eles façam a correção, também justificando.
Objetivos: -Aprender a trabalhar em grupo;
-Desenvolver o pensamento crítico e científico;
-Entender as relações entre os diferentes tipos de seres vivos.
Abaixo está um tipo de árvore que pode ser utilizado como modelo para essa atividade.
FONTE: https://phys.org/news/2016-12-evolutionary-tree.html
**
Surgimento e evolução do ser humano
**Aula: O homem veio do macaco?
Pergunta motivadora/problema: O homem veio do macaco?
Duração: 3 aulas de 50 minutos
-A turma será dividida em 4 grupos de no máximo 15 alunos, com 1 líder para cada grupo;
-Brainstorming sobre a pergunta-problema somente com conhecimento prévio dos alunos;
-Um aluno deve anotar as sugestões no final da atividade;
-Pesquisar em casa a pergunta-problema e trazer na próxima aula o resultado da pesquisa.
Em outra aula:
-Os grupos devem apresentar as ideias encontradas e debater sobre as soluções;
-Reunir informações e criar soluções com toda a turma.
Em outra aula:
-Apresentar o vídeo: Por que os macacos não evoluíram até se tornarem humanos? https://www.youtube.com/watch?v=l1tzR5I7V6c
-Mostrar a imagem muito divulgada sobre evolução humana:
Fonte: https://escolaeducacao.com.br/evolucao-humana/
-Perguntar se a imagem é uma representação correta da evolução humana e discutir os erros científicos da imagem.
Sugestão de texto para esta atividade: https://escolaeducacao.com.br/evolucao-humana/
Outras sugestões:
https://super.abril.com.br/ciencia/nos-nao-viemos-dos-macacos/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/se-o-homem-veio-do-macaco-por-que-ainda-existem-macacos/
https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2019/02/12/erro-dizer-que-homem-descende-do-macaco-diz-biologo-sobre-teoria-da-evolucao-no-dia-de-darwin.ghtml
https://www.livescience.com/32503-why-havent-all-primates-evolved-into-humans.html
**
**Aula: Somo os únicos?
Pergunta motivadora: Somo os únicos?
Duração: 2 aulas de 50 minutos
Mais uma vez, é importante ressaltar que apesar de termos várias evidências, ainda existem muitas incertezas em torno da evolução do Homo sapiens e que, portanto, este ainda é um tema repleto de lacunas e ainda em construção, como toda ciência em geral.
Explicar que outras espécies humanas existiram antes da nossa espécie (Homo sapiens sapiens) e que possivelmente coexistiram em alguns momentos da história.
Usar na aula ou como base o site do Smithsonian que tem imagens e muitas informações: http://humanorigins.si.edu/evidence/human-fossils/species
Explicar as principais hipóteses sobre a origem (evento único ou múltiplo) e a conquista do planeta.
Atividade prática:
-Fazer um mapa mundi com EVA ou desenhado com giz na quadra.
-Imprimir imagem e nome de algumas espécies humanas e fazer um tipo de cordão. Fazer mais de um, visto que o ser humano é uma espécie que vive em comunidade.
*Opcional: Fazer e utilizar instrumentos típicos de algumas espécies
-Separar os alunos para representarem as espécies;
-Simular o surgimento e os movimentos que esses seres possivelmente fizeram ao longo dos anos
**
Finalizar o projeto com a pergunta inicial: Quem veio primeiro? A célula ou o Ser Humano?
Brainstorming com as respostas sobre esse questionamento.
**
Cronograma
A duração de cada uma delas está especificada na metodologia.
Recursos e tecnologias
-Projetor multimídia
-Computador
-Acesso à internet
-Impressora
Resultados
Desenvolvimento de alunos críticos;
Esclarecimento de que a ciência não produz verdades absolutas;
Indicação de que o conhecimento prévio deles é importante;
Esclarecimento das dúvidas sobre as nossas origens;
Estimular o pensamento científico;
Estimular espírito investigativo;
Conhecer as principais hipóteses sobre o surgimento da vida na Terra;
Entender como os primeiros seres vivos evoluíram;
Enunciar as principais hipóteses sobre o surgimento do ser humano na Terra;
Explicar os principais tópicos sobre a evolução do gênero Homo;