Autores
Alessandra Lima da Rocha Lemos - Colégio estadual Francisco Caldeira de Alvarenga
Ana Paula Oliveira da Conceição Embaló - Escola Municipal Demenciano Antônio de Moura
Patricia da Silva Henriques Moutinho - Colégio Estadual Amazonas
Tema
Saúde Pública - Estudo de índices e Tomada de decisões.
Justificativa
Diante dos problemas de saúde ambiental, este último considerado uma interface entre os dois campos saúde e meio ambiente em nosso país, muitos deles provocados pela maneira como os seres humanos estão se relacionando com o meio ambiente em que vivem, faz-se necessário reconhecer, no primeiro momento, o espaço onde vivemos, explorar os dados e as questões apresentadas no âmbito da saúde pública, tais questões nos conduzirão a compreender nosso verdadeiro papel e as ações necessárias para criar uma sociedade melhor.
Qual a nossa contribuição enquanto indivíduos para evitar a proliferação de doenças oriundas do lixo?
Desta forma, os alunos reconhecerão o conceito de saúde e de ambiente enquanto representação social, bem como identificarão onde eles estão e de quem deve ser as devidas providências para a melhora das questões sociais e acerca da produção de lixo dentro e fora do seu bairro.
Segmento
Competências gerais
Disciplinas
Competências específicas - Matemática
Unidades Temáticas
Ensino Fundamental (7o Ano): Vida e evolução
Educação Infantil: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos de conhecimento
Ensino Fundamental (7o Ano): Diversidade de ecossistemas; Fenômenos naturais e impactos ambientais; Programas e indicadores de saúde pública.
Habilidades
(EF07MA36) Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.
(EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.
(EF07CI08) Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.
(EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
(EF07CI10) Argumentar sobre a importância da vacinação para a saúde pública, com base em informações sobre a maneira como a vacina atua no organismo e o papel histórico da vacinação para a manutenção da saúde individual e coletiva e para a erradicação de doenças.
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Educação Infantil
Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.
Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.
Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.
Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.
Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).
Inclusão e acessibilidade
Com base na lei 10.639/2003 e 13.146/2015 é fundamental a abordagem do trabalho visando à inclusão e a acessibilidade que aborde o processo de construção das identidades (africana, indígena e europeia) e assegurando adaptações razoáveis de acordo com as necessidades individuais, que sejam adotadas medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico e social reproduzindo a realidade em que vivemos por meio dos projetos pedagógicos que serão desenvolvidos.
Com isso, no que se refere a alunos com necessidades especiais se faz necessário um tratamento diferenciado para os alunos que apresentam algum tipo de deficiência física apresentando os recursos necessários para que o aluno acompanhe o processo. Seja por meio de intérprete de libras, adaptação de material pedagógica para aqueles que apresentam alguma deficiência física, no caso de alunos com deficiência visual a apresentação de materiais fazendo uso de braile, etc. Dessa maneira, estaremos contribuindo para a construção de uma sociedade justa social, cultural e digitalmente para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade democrática e inclusiva e que aborde a diversidade de identidades existentes ao longo da construção e formação do povo brasileiro.
Conhecimento prévio
Visitar o museu do Amanhã. Solicitar que relacione a exposição do museu a realidade local. O que eles conseguiram identificar como problema? Quais os procedimentos poderão ser adotados por eles para evitar os diversos problemas de saúde identificados no seio familiar por meio de questionário e no museu do Amanhã após a visitação. Quais são as análises? Quais são os problemas? Enviar um questionário, apresentação de registros fotográficos da localidade em que moram para saber o que eles identificam como um fato gerador de problema de saúde pública? Por quê? Solicitar que sejam produzidos vídeos curtos de 30 segundos a 1 minuto sobre o que foi observado e identificado como sendo um problema. Listar as situações problema. Com base nos vídeos apresentados elaborar perguntas para que busquem as resposta no próprio local onde residem e questionar como aquilo afeta a realidade local.
Transversalidade
Ética (Respeito Mútuo, Justiça, Diálogo, Solidariedade), Orientação Sexual (Corpo: Matriz da sexualidade, relações de gênero, prevenções das doenças sexualmente Transmissíveis), Meio Ambiente (Os ciclos da natureza, sociedade e meio ambiente, manejo e conservação ambiental), Saúde (autocuidado, vida coletiva), Pluralidade Cultural (Pluralidade Cultural e a Vida das Crianças no Brasil, constituição da pluralidade cultural no Brasil, o Ser Humano como agente social e produtor de cultura, Pluralidade Cultural e Cidadania) e Trabalho e Consumo (Relações de Trabalho; Trabalho, Consumo, Meio Ambiente e Saúde; Consumo, Meios de Comunicação de Massas, Publicidade e Vendas; Direitos Humanos, Cidadania)
Interdisciplinaridade
Ciências (biologia, química, física), matemática, história, geografia e português.
Eixos temáticos
- Humanidade e Cultura
Delimitação do conteúdo
Matemática – Análise de Dados - Probabilidade e Estatística
Ciências (Biologia) - saúde, meio ambiente e saneamento básico
Metodologia
1ª Etapa – Levantamento de Dados – Reconhecimento dos Problemas
Educação Infantil – Pré II – Convidar os avós dos alunos (a fim de trabalhar a pedagogia griot – conversa com os mais velhos, transmissão de conhecimento e contação de histórias através da figura dessas pessoas).
Envio de Questionário aos responsáveis com questões envolvendo Saúde Pública, solicitação de envio de vídeos e fotografias produzidos pelos alunos.
Ensino Fundamental e Médio – Preenchimento do questionário e Levantamento de Dados.
Perguntas sobre vacinação, Saneamento Básico e Controle de Endemias (armadilha de mosquitos)
– Passeio com os alunos para fotografar o entorno da escola e registrar suas impressões em relação a saúde do seu bairro.
2ª Etapa – Tabulação das Respostas e construção de gráficos e Análises de Dados.
Educação Infantil – Pré II – Contagem de respostas de uma determinada pergunta, revelação das fotos e registro das impressões através de desenhos do seu bairro, composição artística com materiais recicláveis.
Ensino Fundamental e Médio – Construção de Gráficos com os dados adquiridos. Analisar a quantidade de mosquitos presos na armadilha por hora. Apresentação dos 17 ODS para 2030 e fazer um link com os problemas levantados no bairro.
3ª Etapa – Ações Para um mundo melhor
Educação Infantil – Pré II – Construção da armadilha de mosquitos. Composição artísticas com as soluções propostas por eles. Confecção de “folders” informativos sobre a importância do Saneamento Básico.
Ensino Fundamental e Médio – Formada a comissão – Agente Escolar da Saúde – alunos responsáveis por informar a comunidade escolar medidas para melhorar as questões problemáticas no entorno da escola. Exposição das fotos, folders informativos sobre os responsáveis governamentais em cada situação. construção das armadilhas de mosquitos e distribuição.
Cronograma
Cronograma educação infantil
(projeto Saúde e educação ambiental – 3 meses)
Cronograma Ensino Fundamental e Médio
1ª Etapa – 2 aulas de 50 minutos – Confecção do questionário e Levantamento de Dados
2ª Etapa – 4 aulas de 50 minutos
3ª Etapa – 4 aulas de 50 minutos – Confecção dos Materiais e Exposição
Recursos e tecnologias
Confecção de cartazes: cartolina, papel pardo, recortes jornais, revistas, hidrocor, lápis de cor, E.V.A, cola, tesoura, etc.
Apresentação de vídeos e fotografias: computador e datashow.
Aulas passeio: luvas descartáveis, remoção de resíduos que sejam prejudiciais a saúde (recipiente para colocar esses resíduos). Recolhimento de garrafas pet para confeccionar as armadilhas acima mencionadas.
Resultados
O aluno deverá compreender que a construção do conceito de saúde passa pelo contexto histórico da sociedade que estamos inseridos e pelo processo de desenvolvimento, englobando as condições de alimentação, habitação, educação, renda, ambiente, trabalho, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços de saúde.
Discutir sobre os dados apresentados e os índices necessários para as tomadas de decisões para as políticas públicas de Saúde.
Identificar as razões dos problemas.
Localizar em seu bairro o que provoca ou contribui para a proliferação de determinadas doenças locais ou situações que podem gerar informações que traduzem os problemas de saúde.
Analisar esses dados, ilustrando-os através de gráficos e tabelas e propor soluções para intervir nos problemas por meio de gráficos, desenhos (educação infantil) para saber quais as ações inovadoras que auxiliarão na solução dos problemas identificados.
Propor a solução dos problemas por meio de gincanas e jogos pedagógicos.