Autores
André Luís Leal Barbosa da Silva (Colégio Estadual Gilson Amado);
Fábio Ferreira de Oliveira (Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá - FAETEC);
Rodolpho Arcoverde Piccoli (Colégio Recanto).
Tema
O consumo e a produção indiscriminada de alimentos e seu impacto no futuro do planeta.
Justificativa
O consumo exagerado de produtos industrializados ricos em conservantes, gorduras, açúcares e outros nomes incomuns do vocabulário popular, somado às demandas exageradas de trabalho e falta de tempo, vem interferindo diretamente na qualidade de vida de nossa espécie. Para se ter idéia, problemas relacionados à alimentação (por excesso ou falta de algum alimento) estão relacionados com cerca de 11 milhões de mortes por ano, mais do que o uso de tabaco (7 milhões de mortes por ano, segunda a ONU), segundo estudo publicado pela Fundação Bill e Melinda Gates (EL PAÍS, 2019). Dentro desse panorama, é importante construir juntos aos alunos uma nova consciência alimentar, onde o aluno tenha a capacidade de identificar e refletir sobre o impacto de determinados tipos de alimentos na sua saúde.
Porém, o impacto não se restringe aos nossos corpos afinal, de onde vem toda essa comida? Para atender a essa demanda gigante e crescente de alimento, o homem vem modificando diversas áreas de grande importância ambiental para o planeta, substituindo florestas com numerosa, exuberante e fundamental biodiversidade, por extensas áreas de monotonia ambiental (Ex.: Hectares de plantação de soja ou de pasto para gado). Esse embate, demanda de consumo x disponibilidade, pode, em teoria, estar nos levando para um colapso da humanidade?
Sendo assim, é importante que os presentes e futuros tripulantes dessa embarcação chamada Terra, sejam capazes de reconhecer, analisar e refletir sobre o modo de consumo da nossa sociedade e, como isso impacta na resposta da seguinte questão: Para aonde vamos?
A temática sobre alimentação, e suas possíveis ramificações (Sociais, ambientais e econômicas) temáticas, apresentam relação com o conteúdo ministrado no 1º ano do Ensino médio, relacionando-se com temas que permeiam a biologia (Ex.: Macro e Micronutrientes), Física (Termodinâmica associada aos impactos ambientais), Geografia (Abordando os aspectos de formação dos solos e climatologia, trazendo como a ação do homem impacta nos mesmos) e a Química (Como a produção de bioplástico como embalagem alternativa de produtos industrializados).
Segmento
Competências gerais
Disciplinas
Competências específicas - Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Competências específicas - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Habilidades
● EM13CNT102- Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos;
● EM13CNT105- Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida;
● EM13CNT202- Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros);
● EM13CNT203- Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros);
● EM13CNT206- Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta;
● EM13CNT208- Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.
Inclusão e acessibilidade
Como podemos perceber o planeta a nossa volta? Certamente, essa é uma pergunta ampla e com diferentes possibilidades de resposta. Todavia, vivemos em um mundo muito “visual”, onde em muitos momentos os demais sentidos são deixados em segundo plano, privilegiando sempre a visão (Filmes, fotos em redes sociais, letreiros, roupas da moda, etc).
Mas é apenas pela visão que podemos perceber o mundo? Certamente não! Nossos corpos e mentes nos possibilitam conhecer o mundo por outras perspectivas e sensações. Pensando nisso, algumas de nossas aulas possibilitam a exploração, mesmo que de maneira implícita, de outros sentidos para conhecer o que nos cerca. Como exemplo, que tal conhecer o Brasil através dos sabores e cultura de cada região. A partir dessa premissa, elaboramos nossa primeira aula, visando entender o contexto socioambiental de alguns tipos de frutas e assim compreender e respeitar o costume e cultura de diferentes populações.
Ainda dentro dessa temática, iremos abordar como a questão alimentar nos define. Trabalharemos durante as aulas das questões relacionadas à saúde, ambiente, econômico e social da produção e consumo de alimentos afinal, como é possível em um mesmo planeta pessoas terem problemas de inanição enquanto vemos o aumento de casos de obesidade e desperdício de alimentos em algumas regiões do próprio Brasil?
Com toda demanda por comida, afinal de contas somos mais de 7 bilhões de humanos, outros impactos diretos e indiretos são gerados, como a geração de resíduos sólidos. Dentre esses resíduos, o plástico, um dos “marcos” do Antropoceno, figura como um grande problema cujo qual devemos apresentar aos alunos e construir juntos possibilidades para mitigar seu impacto no planeta. Produzir o bioplástico, como proposto na aula 3 desse plano, é uma das alternativas tecnológicas para substituição do polímero derivado do petróleo (Vulgo Plástico) por polímero biodegradável, como os oriundos de fontes vegetais. Outra solução possível é a proposta pelas cientistas Miranda Wang e Jeanny Yao , que sugerem o uso de bactérias para a degradação de plástico. A escolha desse exemplo não só reforça a importância da pesquisa científica para solução de problemas, como reforça e demonstra para as meninas o papel fundamental de mulheres na produção de ciência.
Conhecimento prévio
Tendo como diretriz a BNCC do Ensino Fundamental, verificamos a importância de que os alunos já tenham tido contato com as habilidades a seguir, todas preconizadas pela Base Curricular nacional, sendo elas:
- (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros);
- (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas;
- (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas;
- (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas;
- (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde;
- (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica;
- (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo;
- (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
Transversalidade
De acordo com Lanes e al. “…Os PCNs relatam que devemos ampliar a visão de conteúdo para além dos conceitos, inserindo procedimentos, atitudes e valores, como conhecimentos tão relevantes quanto os conceitos tradicionalmente abordados. Da mesma forma, deve-se evidenciar a necessidade de tratar de temas urgentes – chamados Temas Transversais – no âmbito das diferentes áreas curriculares e no convívio escolar. Ainda, segundo os PCNs, as reflexões e experiências ao longo dos últimos trinta anos foram intensas e extremamente relevantes para o momento atual, pois, de modo geral, indicam que é preciso romper com práticas inflexíveis que utilizam os mesmos recursos independentemente dos alunos, sujeitos da aprendizagem (Brasil, 1996). Assim, os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual) devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. Ainda, estes temas transversais surgem como alternativas para que, ao serem abordados de diferentes formas pelas diversas disciplinas no âmbito interdisciplinar, o ensino se dê de forma mais globalizado e próximo da realidade do educando (Brasil, 1996). “
No caso específico deste trabalho, os temas transversais seriam Alimentação, Produção de Alimentos e Saúde.
Interdisciplinaridade
O plano de aula foi pensado de forma interdisciplinar, contemplando as disciplinas Física, Biologia, Química e Geografia, mas está integrado com outras disciplinas como Ética, Sociologia e História. A ideia é fazer o aluno entender que as disciplinas não são estanques e conversam entre si de forma a fazê-lo perceber o Mundo de forma integrada e interdependente de nossas ações.
Eixos temáticos
- Terra e Biosfera,
- Humanidade e Cultura
Delimitação do conteúdo
Biomas e ecossistemas do Brasil, anatomia e fisiologia vegetal, macronutrientes e micronutrientes, evolução, órgãos sensoriais, carboidratos e biodiversidade.
Física
Conservação da Energia
Termologia: Diferenciar os conceitos de Temperatura e Calor;
● Termômetro: estrutura, tipos e pontos fixos;
● Escalas termométricas usuais: Celsius, Fahrenheit e Kelvin;
● Temperatura corporal: controle da temperatura corporal e termometria clínica.
Calorimetria
● Capacidade térmica e calor específico;
● Estados físicos da matéria;
● Quantidade de calor sensível e calor latente;
● Princípio das trocas de calor;
● Calorimetria biológica;
● Metabolismo energético e sua avaliação.
Geografia
A formação dos tipos de solos (Da rocha matriz até os perfis de solo) e como essas variações impactam na produção de alimentos. Estudo do clima (Ventos, correntes marinhas etc) para estudar o impacto das ações do homem no planeta. Construir assim a percepção de que mudanças em um ponto da Terra impactam e modificam as condições de cultivo e clima em outras regiões.
Química
A Química de sistemas naturais: qualidade de vida e meio ambiente; obtenção de materiais e seus impactos ambientais; materiais, propriedades e usos: estudando materiais no dia-a-dia; transformações dos materiais na natureza e no sistema produtivo: como reconhecer reações químicas, representá-las e interpretá-las.
Metodologia
Tendo em mente o conceito de conhecimento profundo (Taxonomia de bloom) e no pensamento de que ciência não é o ponto final para as respostas de fenômenos sócio-ambientais mas, sim um processo para alcançar as respostas e gerar novas perguntas, o presente plano de aula pretende fazer com que os alunos acessem os níveis do conhecimento profundo de forma gradual. E para instigar os alunos, ao final de cada aula será realizado um novo questionamento, demonstrando assim que a ciências é um processo constante e dinâmico na construção do conhecimento e que ela se conecta com diferentes saberes.
Aula 1
Explorando o Brasil através das frutas[1] – (60 min. de aula prática e teórica para até 35 alunos).
- Iniciar a atividade com um Quiz onde serão apresentadas (imagens ou exemplares) de frutas nativas e exóticas e pedir para os alunos identificarem quanto: nome e origem OBS.: O quiz pode ser realizado em sites onde os alunos podem interagir e trabalhar em equipes, exemplo: https://kahoot.com/;
- Solicitar aos alunos que provêm 5 frutas pré-selecionadas e separadas, de preferência nacionais (Pequi, açaí, caju, cacau, jabuticaba etc), com sabores diversos (Mais doce, azeda, amarga…);
- Discutir com os alunos sobre as adaptações de cada fruta ao ambiente de onde elas vieram e quais são os impactos sociais e culturais das mesmas nas regiões onde são mais consumidas;
- Pedir para os alunos escolherem quais as duas frutas que eles mais gostaram e justificar sua escolha;
- Anotados os resultados, guiá-los na formulação de hipóteses, evolutivas, sobre nossa predileção por um determinado tipo de sabor;
- Ao final da atividade, solicitar aos alunos que pesquisem se os alimentos ditos saudáveis (Frutas, hortaliças, legumes e seus derivados) podem estar impregnados neles substâncias nocivas a nossa saúde como, por exemplo, os agrotóxicos. Essa pesquisa irá fortalecer o debate para a próxima atividade.[2]
Resultados esperados:
Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento sobre algumas frutas brasileiras, suas adaptações para o bioma onde se encontram e como sua presença naquela região impacta na cultura regional (Ex.: Culinária). A partir da experimentação dos frutos, discutir o por que de alguns sabores estarem presentes nos frutos e o motivo de, na maioria dos casos, escolhermos os frutos mais doces.
Aula 2
O que as embalagens nos dizem? – (60 min. de aula prática e teórica para até 35 alunos).
- Separar a turma em grupos de no máximo 4 alunos;
- Cada aluno deve trazer uma embalagem, sem seu conteúdo, de qualquer alimento que eles tenham consumido (Suco, salgadinhos, frutas, ovos, etc);
- Pedir para eles responderem as perguntas: (a) Quais os ingredientes presentes em maior e menor quantidade, respectivamente? (b) Qual o componente nutricional presente em maior quantidade? (c) Qual o valor energético?
- Demonstrar como os alunos encontram tais informações e discutir os resultados;
- Testar a presença de açúcares em diferentes tipos de alimentos (Bebidas, biscoitos, farinha, arroz, frutas, etc) usando dois métodos: Teste do iodo[3] (detectar amido) e teste de Benedict[4] (diferente tipos de açúcares);
- Discutir a presença de açúcares em diferentes tipos de alimentos, naturais e industrializados, fazendo um paralelo com a primeira atividade deste plano de aula ;
- Sendo o amido um polímero e, de acordo com o que foi visto na aula, está presente em algumas frutas, é possível usar esse polissacarídeo na produção de plástico?
- Produzir bioplástico usando a cascas de banana: plástico rígido[5] e plástico maleável[6];
- Ao final lançar as perguntas para que eles reflitam: De onde vem toda essa comida? Como ela é produzida?
Resultados esperados:
Com as práticas e informações, espera-se que o aluno tenha um olhar crítico sobre os alimentos consumidos por eles em seu cotidiano e como os mesmos podem impactar sua saúde. Além disso, eles serão capazes de identificar bioquimicamente a presença de açúcares na comida.
Aula 3
O consumo de alimentos molda nosso planeta? – (60 min. de aula prática e teórica para até 35 alunos).
- Exibir um trecho da série “ONE STRANGE ROCK”, do minuto 10:00 até o 32:00;
- Debater com os discentes como o planeta está interligado. Com as informações do vídeo, pedir para os alunos levantaram hipóteses sobre as possíveis consequências do desmatamento da Amazônia;
- Explicar conceitos de termodinâmica e relacionar ao clima do planeta;
- Demonstrar o conceito de calor específico através do experimento da bexiga de festa[7] com areia e outra com água, sendo ambas aquecidas com a chama de velas;
- Analisar como a influência das florestas, rios e demais corpos d’água no clima;
- Os impactos gerados pela ação do homem, os torna uma força geológica? Vivemos no antropoceno?
Resultados esperados:
Através do documentário e das práticas espera–se que os alunos consigam compreender alguns conceitos de termodinâmica, clima e ecologia e, talvez o mais importante, que eles percebam que tudo está conectado e que nossas ações não interferem apenas no plano regional, mas também no global.
Aula 4
Saída de campo ao Museu do Amanhã – (Um dia de visitação – Dois professores com até 40 alunos).
Para culminar o projeto, os alunos irão visitar a exposição principal do museu da manhã A ideia é que eles consigam explorar a exposição principal e, com foco na seção do Antropoceno, visualizar como estamos impactando no planeta a partir de nossas ações, principalmente as de consumo.
Resultados esperados:
Esperamos que a junção de experiências vividas nas aulas, culminando com a visita à exposição do museu, sensibilize os alunos quanto a participação deles na tomada de decisão para um futuro mais viável e sustentável.
[1] Referência sobre as frutas brasileira:http://www.weblaranja.com/cozinhando/frutasbr/index.php
[2] Alimentos com maior concentração de agrotóxicos no Brasil: https://www.hypeness.com.br/2016/07/anvisa-divulga-lista-de-alimentos-com-maior-nivel-de-contaminacao-por-agrotoxicos/
[3] Teste do iodo: https://www.youtube.com/watch?v=NFtQe7Uy6Yk
[4] Teste de Benedict: https://www.youtube.com/watch?v=TDFbtEwbmz0
[5] Bioplástico rígido: https://youtu.be/ai7LG6JXBnM
[6] Bioplástico maleável: https://youtu.be/3mcxTzB_Nak
[7] Experimento calor expecífico: https://www.youtube.com/watch?v=U2YUQNCmHl8
Cronograma
As atividades idealizadas neste plano de aula, somam o total de 4 encontros. Para isso, para o melhor desencadeamento do pensamento, recomenda-se que estas aulas sejam realizadas com o menor intervalo de tempo possível entre elas. Sendo assim, as aulas estão dispostas da seguinte maneira:
AULA | TÍTULO | TEMPO | RECURSOS |
1 | Explorando o Brasil através das Frutas. | 60 min | 1. Frutas Nacionais (Ex.: Pequi, Açaí, Caju, Cacau);
2. Data Show: para projetar o Quiz on-line; 3. Wi-fi para realizar o Quiz on-line. |
2 | O que as embalagens nos dizem? | 60 min | 1. Uma (1) embalagem, por aluno, de qualquer produto alimentício, trazida por eles;
2. Amostras de alimentos com amido (Ex.: Sucos, biscoitos, farinha, arroz, banana etc) e sem amido (Ex.: Sal); 3. Iodo (Teste do Iodo para presença de amido) e Reagente Bebedict (Presença de açúcares); 4. Bioplástico duro: Panela, liquidificador, banana verde, tabuleiro, colher, fonte de calor (Ex.: Fogão); 5. Bioplástico maleável: acrescentar ao item anterior tecido (Servir como filtro), vinagre, glicerina e papel alumínio. |
3 | O consumo de alimentos molda o nosso planeta? | 60 min | 1. Episódio 1 do documentário “ONE STRANGE ROCK”;
2. Equipamento de vídeo e som para exibir a série; 3. Balões de festa; 4. Água; 5. Areia. |
4 | Saída de campo ao Museu do Amanhã. | 1 dia | 1. Transporte para o Museu do Amanhã;
2. Custo de refeições e entrado no Museu. |
Resultados
Geral
Estimular os estudantes a buscar informações sobre os alimentos e outros bens de consumo, utilizados no cotidiano, levando-os a reflexão de como a forma de usufruir dos recursos naturais influencia na saúde deles e do planeta.
Específicos
- Descrever as adaptações das plantas de acordo com o ecossistema;
- Identificar a importância da diversidade biológica nos biomas;
- Identificar os nutrientes presentes nos alimentos consumidos no dia-a-dia de acordo com as informações contidas nas embalagens;
- Investigar a ação dos nutrientes mais encontrados nos produtos industrializados no corpo;
- Identificar restos de alimentos propícios a obtenção de polímeros (Ex: amido, matéria prima para elaboração de bioplásticos).
- Aplicar os conhecimentos sobre carboidratos (Ex.: Amido) para verificar sua presença nos alimentos;
- Analisar o impacto dos cultivos de monoculturas em áreas anteriormente ocupadas por uma grande biodiversidade;
- Avaliar como modus operandi do consumo humano vai impactar no rumo da espécie e do planeta;
Referências
EL PAÍS. Comer mal mata mais que o tabaco. Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/03/ciencia/1554274622_103802.html#?ref=rss&format=simple&link=link > , acesso em 05 de junho de 2019.
ONE STRANGE ROCK. Episódio 01: Suspiro – Do minuto 10:00 até 32:00. Disponível em: < https://www.netflix.com/br/title/81071666 >, acesso em 15 de junho de 2019.
OKUNO, Emico. Física para ciências biológicas e biomédicas/Emico Okuno, Iberê Luiz Caldas e Cecil Chow. – São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1982. Disponível em: <https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgNGMAI/okuno-caldas-chow-fisica-ciencias-biologicas-biomedicas> , acesso em 16 de junho de 2019.
O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS: Sugestões de Eixos Temáticos para Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/2371/3631>, acesso em 08 de julho de 2019.