Autores
Cristiane Ribeiro de Sousa - E. M. Gonçalves Dias, Rio de Janeiro/RJ; EM. Francisco Portugal Neves, Niterói/RJ.
Danubia Lima de Oliveira - Escola Municipal Amaral Peixoto, São Gonçalo/ RJ.
Flavio Eduardo Pinto da Silva - Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Gleidson da Silva de Oliveira - Colégio Força Máxima
Nilce Bertolino dos Santos Alves - E.M. Santo Agostinho, Duque de Caxias / RJ
Tema
● Origem da Vida e ancestralidade.
● Ser Humano: Diversidade da vida e Hereditariedade.
● Cultura e Arte.
● A importância da geologia e paleontologia como ferramentas de estudo histórico.
● O surgimento e desenvolvimento de civilizações através da socialização e desenvolvimento tecnológico.
● As diferentes transformações que os seres humanos sofreram e sofrem ao longo da história.
Justificativa
Após visitar a Exposição Principal do Museu do Amanhã, fomos indagados com a pergunta Quem Somos? E, para tentar encontrar outras perguntas até chegar a uma resposta satisfatória, exploramos as sessões ‘Vida é código genético e comunicação’ e a sessão ‘Pensamento’. Com um olhar mais atento para esses dois grandes tópicos, surgiram algumas ideias de como desenvolver uma aula de interseção entre os dois assuntos. Para responder à seguinte pergunta: O que nos torna humanos? O que nos aproxima e nos difere dos outros seres vivos? A partir daí, pensamos em uma aula integrada entre as ciências humanas e as ciências da natureza como meio de discutir a evolução do ser humano, suas diferenças, semelhanças e impressões no planeta.
Responder perguntas sobre o que é Vida é uma tarefa árdua e que demanda uma certa complexidade de reflexões acerca de inúmeros assuntos, seja das ciências naturais, seja das ciências humanas. Após a passagem pelos cubos da exposição Terra, surgiu o questionamento:
O que nos difere dos outros seres vivos e como podemos abordar esta pergunta em sala? O ensino de história da evolução dos seres humanos se adequa na temática hereditariedade, já que o cerne da herança genética é o DNA, que contém um código único de toda a vida no planeta e determina as características únicas de cada organismo vivo. Diante disto, temos mais uma pergunta para desenvolver no plano de aula: Como uma molécula microscópica tem o poder determinar a gama de diferenças e semelhanças entres os seres vivos, principalmente nós, seres humanos? A partir destas perguntas, decidimos elaborar as atividades que serão detalhadas a seguir.
Segmento
Competências gerais
Disciplinas
Competências específicas - Geografia
Competências específicas - História
Unidades Temáticas
Ciências: Vida e Evolução
Geografia: O sujeito e seu lugar no mundo
História: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX
Objetivos de conhecimento
Ciências: Hereditariedade; Ideias evolucionistas; Preservação da biodiversidade
Geografia: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura; As manifestações culturais na formação populacional; As manifestações culturais na formação populacional
História: A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição
Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações
Habilidades
Geografia
(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
(EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.
Biologia/Ciências da Natureza
(EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
(EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.
História
(EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.
Inclusão e acessibilidade
Esse plano é adaptado para a presença de alunos Surdos ou deficientes auditivos na Turma. Ao iniciar a aula o Professor deverá perguntar se há aluno Surdo no ambiente. Em caso positivo, o professor deverá se informar com a coordenação se é surdo Profundo ou somente perda auditiva.
Caso o aluno seja Surdo Profundo o Professor deverá solicitar um Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais(TILS) presente em toda atividade proposta.
Alguns procedimentos são importantes durante a proposta:
● Manter sempre seu corpo virado para seus alunos, já que dentro do público de surdos, alguns fazem leitura Labial.
● Caso o aluno seja Surdo Profundo e utilize Língua Brasileira de Sinais, o Professor deverá esperar a interpretação do TILS para depois mostrar Figuras ou esquemas.
* A roda de conversa pode ocorrer durante a visitação do Museu do Amanhã, com os mediadores do Museu do Amanhã e professores regentes da turma. Caso os alunos sejam surdos o professor deverá conversar previamente com o Tradutor intérprete de LIBRAS ou com Mediador Surdos sobre o foco da exposição e o tema que deve ser dado maior ênfase.
Conhecimento prévio
- Origem da Terra, Placas Tectônicas- Separação dos continentes
Conhecer, identificar e diferenciar os continentes do planeta Terra. Entender e conhecer as descobertas paleontológicas por registro fóssil que sustentam a teoria da evolução do Homo sapiens (Caso do fóssil Lucy).
- Etnias e Diversidade
Associar as diversas etnias de acordo com seu local de predominância.
Associar as diferenças climáticas das regiões do planeta com a diversidade de seres vivos e suas adaptações.
Eixos temáticos
- Terra e Biosfera,
- Humanidade e Cultura
Delimitação do conteúdo
Quem somos sob a ótica da evolução das espécies e o que nos faz humanos e ao mesmo tempo tão diferentes de todos os seres vivos existentes.
● O Humano e a Natureza
O empreendimento humano e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
● O DNA, código da vida.
Ação humana e os seus possíveis registros geológicos com a criação de civilizações através da socialização e desenvolvimento tecnológico.
Metodologia
Parte 1: Interpretação de texto
Vamos indagar os alunos com as seguintes perguntas: Nós, seres humanos, somos parte da natureza? O que é a Natureza? O que são os seres Humanos?
Proporemos uma atividade artística em aula: confecção de tirinhas pelos alunos com as respostas das perguntas iniciais. (25 min de atividade)
Aula de Ciências da Natureza (Reprodução sexuada e Hereditariedade)
Utilizando o material confeccionado pelos alunos, introduziremos a aula de ciências com o assunto Hereditariedade e diferenças biológicas. (25 min de aula teórica)
Parte 2: Aula sobre hereditariedade (trabalhar os conceitos genéticos de DNA, cromossomo, dominância e recessividade, fenótipo de genótipo) biodiversidade, árvore da vida, evolução e ancestralidade.
Aula expositiva.
Parte 2.1.: Trabalhar a questão racial no Brasil e os diferentes grupos étnicos no Mundo. Conceituar Língua, história, sociedade, cultura ou nação em comum.
Discussão em turma, com os alunos.
Parte 3: Visita ao Museu do Amanhã, Baía de Guanabara e a Pedra do Sal.
Antes dessa prática, o professor deverá previamente fazer esse caminho com sua equipe de apoio (se houver), contar o tempo e anotar os temas que poderão ser abordados durante todo percurso.
O Grupo irá visitar a Exposição Principal do Museu do Amanhã, com olhar especial sobre a questão: QUEM SOMOS? Os alunos serão estimulados ao questionamento, de modo a motivá-los para o estudo do tema.
Conhecendo a Pedra do Sal (“vizinho” do Museu do Amanhã) e a Baía de Guanabara.
Durante a visita, haverá a discussão sobre a arquitetura destes locais e como esta paisagem atual foi fruto de uma imaginação e ganhou forma através da capacidade cognitiva dos seres humanos em criar e transformar ambientes e objetos. Os alunos irão realizar registros fotográficos das diferentes paisagens do espaço geográfico. Para estimular a argumentação e reflexão a partir dos dados obtidos (observação dos espaços, paisagens), os alunos irão elaborar textos sobre o registro fotográfico escolhido.
Parte 5: Elaboração de uma exposição com registros fotográficos das saídas para o Museu do Amanhã, Baía de Guanabara e a Pedra do Sal.
Separar a turma em diferentes grupos e montar uma exposição com os seguintes tópicos:
- Paisagem urbana: imagens com registros das diferentes obras arquitetônicas da cidade do Rio de Janeiro (trajeto do Museu do Amanhã até a Pedra do Sal e Baía de Guanabara).
- Natureza: Animais, Plantas, Pessoas. Tudo que engloba o conceito de Natural.
- Humanidade: Imagens que os alunos julgam como sendo algo relacionado a humanidade, algo inerente ao ser humano que pode ser registrado em um caminhada pela cidade.
Para a exposição, os alunos também irão produzir textos a partir dos registros fotográficos.
Recursos e tecnologias
Papel Cartão, impressão de fotografia, cartolina, folha A4, canetas coloridas.
Resultados
- Entender o código genético como um elo comum entre todos organismos vivos, o que nos constitui como seres derivados de um ancestral comum que se encontra na base do ramo da árvore da vida.
- Associar a importância a variabilidade do código genético, da reprodução sexuada e hereditariedade para o surgimento das diferentes características dos seres vivos, o que confere a terra sua ampla biodiversidade. Falaremos sobre as semelhanças físicas entre pessoas de uma mesma família, assim como as semelhanças de traços físicos entre pessoas descendentes de determinado grupo étnico.
- Desenvolver a capacidade de associar a influência dos fatores genéticos (herança genética) e fatores ambientais (estilo de vida e clima) para o surgimento das diferenças culturais dos povos e etnias. Iremos abordar o estilo de vida, com um recorte dos povos de regiões brasileiras (podemos incluir algum hábito indígena, como a caça, uso de ervas medicinais e associar a hábitos ativos e sedentários de diferentes povos e como isto pode influenciar na saúde física e mental).
- Entender a arte como forma expressão da alma humana, uma forma de linguagem que dá sentido à realidade. Que possibilita a construção de conhecimentos despertando sensações humanas.
- Reconhecer na pergunta sobre “quem somos?” sob a ótica da evolução das espécies, o que nos faz humanos e ao mesmo tempo tão diferentes de todos os seres vivos existentes.
- Apresentar as transformações culturais, comportamentais e éticas da Sociedade ao longo dos anos.
- Reconhecer marcas geológicas deixadas pela humanidade a partir das mudanças comportamentais e tecnológicas.
- Compreender que o código genético (DNA) é um elo comum entre todos os organismos do planeta Terra.
- Associar os conceitos de variabilidade do código genético, reprodução sexuada, hereditariedade à biodiversidade existente.
- Reconhecer as transformações culturais, comportamentais e éticas da Sociedade ao longo do tempo e espaços geográficos.
- Construir o conhecimento sobre as diferenças culturais da espécie Homo sapiens e entender que o ser humano, além de tudo, é um organismo biológico complexo pertencente a biosfera e integrado à diversidade biológica dos seres vivos, e que por sua capacidade evolutiva de imaginar e criar realidades, estes animais alteraram de forma significativa os diferentes ambientes terrestres ao longo da história da humanidade.
Referências
CORRÊA, Roberto Lobato. ROSENDAHL, Zeny. Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: Organizadores: Ed UERJ, 2004. 180 p.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. 29a.Edição. Editora Harper, 2011. 443 p.
Inspira Ciência: Programa de formação de professores da educação básica. Vol. 1. Rio de Janeiro: IDG/Museu do Amanhã, 2019. 108p.:il.
RIBEIRO, Ana Paula Alves. Questões étnicas e de gênero. Volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014.
Acesso em: 12 jul. 2019.
https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/.
Acesso em: 12 jul. 2019
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-ciencias-da-natureza Acesso em: 12 jul. 2019.
http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT516782-1719,00.html
Acesso em: 14 jul. 2019.