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Plano de aula

A natureza e o ser humano: o que nos assemelha e nos diferencia das outras espécies?

Eixo temático

Terra e Biosfera, Humanidade e Cultura
Autores

Autores

Cristiane Ribeiro de Sousa - E. M. Gonçalves Dias, Rio de Janeiro/RJ; EM. Francisco Portugal Neves, Niterói/RJ.
Danubia Lima de Oliveira - Escola Municipal Amaral Peixoto, São Gonçalo/ RJ.
Flavio Eduardo Pinto da Silva - Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Gleidson da Silva de Oliveira - Colégio Força Máxima
Nilce Bertolino dos Santos Alves - E.M. Santo Agostinho, Duque de Caxias / RJ

Tema

Tema

● Origem da Vida e ancestralidade.
● Ser Humano: Diversidade da vida e Hereditariedade.
● Cultura e Arte.
● A importância da geologia e paleontologia como ferramentas de estudo histórico.
● O surgimento e desenvolvimento de civilizações através da socialização e desenvolvimento tecnológico.
● As diferentes transformações que os seres humanos sofreram e sofrem ao longo da história.

Justificativa

Justificativa

Após visitar a Exposição Principal do Museu do Amanhã, fomos indagados com a pergunta Quem Somos? E, para tentar encontrar outras perguntas até chegar a uma resposta satisfatória, exploramos as sessões ‘Vida é código genético e comunicação’ e a sessão ‘Pensamento’. Com um olhar mais atento para esses dois grandes tópicos, surgiram algumas ideias de como desenvolver uma aula de interseção entre os dois assuntos. Para responder à seguinte pergunta: O que nos torna humanos? O que nos aproxima e nos difere dos outros seres vivos? A partir daí, pensamos em uma aula integrada entre as ciências humanas e as ciências da natureza como meio de discutir a evolução do ser humano, suas diferenças, semelhanças e impressões no planeta.
Responder perguntas sobre o que é Vida é uma tarefa árdua e que demanda uma certa complexidade de reflexões acerca de inúmeros assuntos, seja das ciências naturais, seja das ciências humanas. Após a passagem pelos cubos da exposição Terra, surgiu o questionamento:
O que nos difere dos outros seres vivos e como podemos abordar esta pergunta em sala? O ensino de história da evolução dos seres humanos se adequa na temática hereditariedade, já que o cerne da herança genética é o DNA, que contém um código único de toda a vida no planeta e determina as características únicas de cada organismo vivo. Diante disto, temos mais uma pergunta para desenvolver no plano de aula: Como uma molécula microscópica tem o poder determinar a gama de diferenças e semelhanças entres os seres vivos, principalmente nós, seres humanos? A partir destas perguntas, decidimos elaborar as atividades que serão detalhadas a seguir.

Segmento

Segmento

Ensino Fundamental - 9o ano
Competências gerais

Competências gerais

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Disciplinas

    Disciplinas

  • Ciências da natureza
  • Geografia
  • História
  • Competências específicas - Geografia

    Competências específicas - Geografia

  • Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas.
  • Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem.
  • Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia.
  • Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Competências específicas - História

    Competências específicas - História

  • Compreender e problematizar os conceitos e procedimentos norteadores da produção historiográfica.
  • Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
  • Elaborar questionamentos, hipóteses, argumentos e proposições em relação a documentos, interpretações e contextos históricos específicos, recorrendo a diferentes linguagens e mídias, exercitando a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação e o respeito.
  • Identificar interpretações que expressem visões de diferentes sujeitos, culturas e povos com relação a um mesmo contexto histórico, e posicionar-se criticamente com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
  • Unidades Temáticas

    Unidades Temáticas

    Ciências: Vida e Evolução
    Geografia: O sujeito e seu lugar no mundo
    História: O nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do século XX

    Objetivos de conhecimento

    Objetivos de conhecimento

    Ciências: Hereditariedade; Ideias evolucionistas; Preservação da biodiversidade
    Geografia: A hegemonia europeia na economia, na política e na cultura; As manifestações culturais na formação populacional; As manifestações culturais na formação populacional
    História: A questão da inserção dos negros no período republicano do pós-abolição
    Os movimentos sociais e a imprensa negra; a cultura afro-brasileira como elemento de resistência e superação das discriminações

    Habilidades

    Habilidades

    Geografia
    (EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
    (EF09GE03) Identificar diferentes manifestações culturais de minorias étnicas como forma de compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, defendendo o princípio do respeito às diferenças.
    (EF09GE04) Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

    Biologia/Ciências da Natureza
    (EF09CI08) Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
    (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
    (EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.

    História
    (EF09HI04) Discutir a importância da participação da população negra na formação econômica, política e social do Brasil.

    Inclusão e acessibilidade

    Inclusão e acessibilidade

    Esse plano é adaptado para a presença de alunos Surdos ou deficientes auditivos na Turma. Ao iniciar a aula o Professor deverá perguntar se há aluno Surdo no ambiente. Em caso positivo, o professor deverá se informar com a coordenação se é surdo Profundo ou somente perda auditiva.
    Caso o aluno seja Surdo Profundo o Professor deverá solicitar um Tradutor Intérprete de Línguas de Sinais(TILS) presente em toda atividade proposta.

    Alguns procedimentos são importantes durante a proposta:
    ● Manter sempre seu corpo virado para seus alunos, já que dentro do público de surdos, alguns fazem leitura Labial.
    ● Caso o aluno seja Surdo Profundo e utilize Língua Brasileira de Sinais, o Professor deverá esperar a interpretação do TILS para depois mostrar Figuras ou esquemas.

    * A roda de conversa pode ocorrer durante a visitação do Museu do Amanhã, com os mediadores do Museu do Amanhã e professores regentes da turma. Caso os alunos sejam surdos o professor deverá conversar previamente com o Tradutor intérprete de LIBRAS ou com Mediador Surdos sobre o foco da exposição e o tema que deve ser dado maior ênfase.

    Conhecimento prévio

    Conhecimento prévio

    • Origem da Terra, Placas Tectônicas- Separação dos continentes

    Conhecer, identificar e diferenciar os continentes do planeta Terra. Entender e conhecer as descobertas paleontológicas por registro fóssil que sustentam a teoria da evolução do Homo sapiens (Caso do fóssil Lucy).

    • Etnias e Diversidade

    Associar as diversas etnias de acordo com seu local de predominância.
    Associar as diferenças climáticas das regiões do planeta com a diversidade de seres vivos e suas adaptações.

    Eixos temáticos

    Eixos temáticos

    • Terra e Biosfera,
    • Humanidade e Cultura

    Delimitação do conteúdo

    Delimitação do conteúdo

    ● O sujeito e Seu lugar no Mundo.
    Quem somos sob a ótica da evolução das espécies e o que nos faz humanos e ao mesmo tempo tão diferentes de todos os seres vivos existentes.
    ● O Humano e a Natureza
    O empreendimento humano e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
    ● O DNA, código da vida.
    Ação humana e os seus possíveis registros geológicos com a criação de civilizações através da socialização e desenvolvimento tecnológico.
    Metodologia

    Metodologia

    Parte 1: Interpretação de texto

    Vamos indagar os alunos com as seguintes perguntas: Nós, seres humanos, somos parte da natureza? O que é a Natureza? O que são os seres Humanos?

    Proporemos uma atividade artística em aula: confecção de tirinhas pelos alunos com as respostas das perguntas iniciais. (25 min de atividade)

     

    Aula de Ciências da Natureza (Reprodução sexuada e Hereditariedade)

    Utilizando o material confeccionado pelos alunos, introduziremos a aula de ciências com o assunto Hereditariedade e diferenças biológicas. (25 min de aula teórica)

     

    Parte 2: Aula sobre hereditariedade (trabalhar os conceitos genéticos de DNA, cromossomo, dominância e recessividade, fenótipo de genótipo) biodiversidade, árvore da vida, evolução e ancestralidade.

    Aula expositiva.

     

    Parte 2.1.: Trabalhar a questão racial no Brasil e os diferentes grupos étnicos no Mundo. Conceituar Língua, história, sociedade, cultura ou nação em comum.

    Discussão em turma, com os alunos.

     

    Parte 3: Visita ao Museu do Amanhã, Baía de Guanabara e a Pedra do Sal.

     

    Antes dessa prática, o professor deverá previamente fazer esse caminho com sua equipe de apoio (se houver), contar o tempo e anotar os temas que poderão ser abordados durante todo percurso.

    O Grupo irá visitar a Exposição Principal do Museu do Amanhã, com olhar especial sobre a questão: QUEM SOMOS? Os alunos serão estimulados ao questionamento, de modo a motivá-los para o estudo do tema.

    Conhecendo a Pedra do Sal (“vizinho” do Museu do Amanhã) e a Baía de Guanabara.

    Durante a visita, haverá a discussão sobre a arquitetura destes locais e como esta paisagem atual foi fruto de uma imaginação e ganhou forma através da capacidade cognitiva dos seres humanos em criar e transformar ambientes e objetos. Os alunos irão realizar registros fotográficos das diferentes paisagens do espaço geográfico. Para estimular a argumentação e reflexão a partir dos dados obtidos (observação dos espaços, paisagens), os alunos irão elaborar textos sobre o registro fotográfico escolhido.

     

    Parte 5: Elaboração de uma exposição com registros fotográficos das saídas para o Museu do Amanhã, Baía de Guanabara e a Pedra do Sal.

     

    Separar a turma em diferentes grupos e montar uma exposição com os seguintes tópicos:

    • Paisagem urbana: imagens com registros das diferentes obras arquitetônicas da cidade do Rio de Janeiro (trajeto do Museu do Amanhã até a Pedra do Sal e Baía de Guanabara).
    • Natureza: Animais, Plantas, Pessoas. Tudo que engloba o conceito de Natural.
    • Humanidade: Imagens que os alunos julgam como sendo algo relacionado a humanidade, algo inerente ao ser humano que pode ser registrado em um caminhada pela cidade.

    Para a exposição, os alunos também irão produzir textos a partir dos registros fotográficos.

    Recursos e tecnologias

    Recursos e tecnologias

    Papel Cartão, impressão de fotografia, cartolina, folha A4, canetas coloridas.

    Resultados

    Resultados

    • Entender o código genético como um elo comum entre todos organismos vivos, o que nos constitui como seres derivados de um ancestral comum que se encontra na base do ramo da árvore da vida.
    • Associar a importância a variabilidade do código genético, da reprodução sexuada e hereditariedade para o surgimento das diferentes características dos seres vivos, o que confere a terra sua ampla biodiversidade. Falaremos sobre as semelhanças físicas entre pessoas de uma mesma família, assim como as semelhanças de traços físicos entre pessoas descendentes de determinado grupo étnico.
    • Desenvolver a capacidade de associar a influência dos fatores genéticos (herança genética) e fatores ambientais (estilo de vida e clima) para o surgimento das diferenças culturais dos povos e etnias. Iremos abordar o estilo de vida, com um recorte dos povos de regiões brasileiras (podemos incluir algum hábito indígena, como a caça, uso de ervas medicinais e associar a hábitos ativos e sedentários de diferentes povos e como isto pode influenciar na saúde física e mental).
    • Entender a arte como forma expressão da alma humana, uma forma de linguagem que dá sentido à realidade. Que possibilita a construção de conhecimentos despertando sensações humanas.
    • Reconhecer na pergunta sobre “quem somos?” sob a ótica da evolução das espécies, o que nos faz humanos e ao mesmo tempo tão diferentes de todos os seres vivos existentes.
    • Apresentar as transformações culturais, comportamentais e éticas da Sociedade ao longo dos anos.
    • Reconhecer marcas geológicas deixadas pela humanidade a partir das mudanças comportamentais e tecnológicas.
    • Compreender que o código genético (DNA) é um elo comum entre todos os organismos do planeta Terra.
    • Associar os conceitos de variabilidade do código genético, reprodução sexuada, hereditariedade à biodiversidade existente.
    • Reconhecer as transformações culturais, comportamentais e éticas da Sociedade ao longo do tempo e espaços geográficos.
    • Construir o conhecimento sobre as diferenças culturais da espécie Homo sapiens e entender que o ser humano, além de tudo, é um organismo biológico complexo pertencente a biosfera e integrado à diversidade biológica dos seres vivos, e que por sua capacidade evolutiva de imaginar e criar realidades, estes animais alteraram  de forma significativa os diferentes ambientes terrestres ao longo da história da humanidade.
    Referências

    Referências

    CORRÊA, Roberto Lobato. ROSENDAHL, Zeny. Paisagens, textos e identidade. Rio de Janeiro: Organizadores: Ed UERJ, 2004. 180 p.
    HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. 29a.Edição. Editora Harper, 2011. 443 p.
    Inspira Ciência: Programa de formação de professores da educação básica. Vol. 1. Rio de Janeiro: IDG/Museu do Amanhã, 2019. 108p.:il.
    RIBEIRO, Ana Paula Alves. Questões étnicas e de gênero. Volume único. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2014.

    Acesso em: 12 jul. 2019.
    https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/.
    Acesso em: 12 jul. 2019
    http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-ciencias-da-natureza Acesso em: 12 jul. 2019.
    http://revistagalileu.globo.com/Galileu/0,6993,ECT516782-1719,00.html
    Acesso em: 14 jul. 2019.