Barra de logos Museu do Amanhã

Inspira Ciência - Volume 03

A inspiração do Inspira Ciência

O terceiro livro do Inspira Ciência conta a história do programa: os motivos que levam Museu do Amanhã, British Council e IBM a realizarem um programa de formação de professores da Educação Básica, os resultados já alcançados ao longo das edições e os desafios que pretende enfrentar para contribuir com o desenvolvimento da educação científica brasileira. Se nas três primeiras edições, o Inspira Ciência foi realizado no Museu do Amanhã para professores do estado do Rio de Janeiro, a partir da 4a edição o programa se tornou on-line para professores das cinco regiões do país.

Baixe o volume 03 do Inspira Ciência

Inspira Ciência - Volume 02

Fortalecendo o ecossistema da educação

O Inspira Ciência acredita que escolas, museus e universidades podem – e devem – trabalhar juntos pela educação científica. O segundo livro do programa é a prova disso. Orientado pelos eixos Universo e Sistema Solar, Terra e Biosfera e Humanidade e Cultura, a publicação traz artigos escritos pesquisadores e pesquisadoras dos diversos campos do conhecimento, ensina a fazer experimentos para tornar o ensino de ciências mais criativo e dinâmico, além de exemplos planos de aulas produzidos por professores e professoras participantes da 2a e 3a edições do programa que ocorrem em 2019.

Baixe o volume 02 do Inspira Ciência

Inspira Ciência - Volume 01

Um laboratório portátil de planos de aulas

O primeiro livro do Inspira Ciência estimula a produção de planos de aulas criativos e inovadores que aproximem escolas e museus no ensino de Ciências. Produzido em colaboração com os participantes da 1a edição do programa, que ocorreu em 2018, a publicação é inspirada pela ideia de um laboratório portátil no qual os professores podem usar planos de aulas criados no Inspira Ciência e colocar a mão na massa para desenvolverem suas próprias aulas. O livro oferece também um mapa da Exposição Principal para os professores realizarem suas aulas no Museu do Amanhã, além de indicar exposições e livros digitais do museu que podem ser utilizados nas escolas.

Baixe o volume 01 do Inspira Ciência