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Plano de aula

Reutilizar materiais? Sim! Onde? Na horta da escola.

Eixo temático

Terra e Biosfera, Humanidade e Cultura
Autores

Autores

Cícero Avelino, Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil-China, Rio de Janeiro
Lucineia Alves, Escola Municipal Juan Antonio Samaranch, Rio de Janeiro
Yeda Bernadete da Silva, Escola Municipal José do Patrocínio, Rio de Janeiro

Tema

Tema

Ciências:

Tipos de solos;
A importância da água para os seres vivos;
3Rs.

Biologia:

Os nutrientes;
Ciclo de vida.

Justificativa

Justificativa

Um número crescente de educadores tem refletido e muitas vezes buscando cumprir o importante papel de desenvolver o comportamento das crianças e jovens com o cuidado do ambiente escolar: cuidado com o espaço interno e externo da sala ou da escola. A reflexão sobre o ambiente que nos cerca e o repensar de responsabilidades e atitudes de cada um de nós, gera processos educativos ricos. Neste contexto o cultivo de hortas escolares pode ser um valioso instrumento educativo. Hortas escolares são instrumentos que podem abordar diferentes conteúdos curriculares de forma significativa e contextualizada e promover vivências que resgatam valores. A Horta configura-se como uma ótima ferramenta para a aplicação da pedagogia da autonomia (de Freire), a apreensão do conhecimento com interação com o meio-físico, cognitivo e afetivo (de Piaget), o construcionismo (de Papert) e a experimentação tecnológica (de Avelino).

Segmento

Segmento

Ensino Médio - 1o ano
Competências gerais

Competências gerais

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Disciplinas

    Disciplinas

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Competências específicas - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    Competências específicas - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
  • Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
  • Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
  • Inclusão e acessibilidade

    Inclusão e acessibilidade

    O autismo é relacionado com a questão do aumento de agrotóxicos nos alimentos, existem pesquisas já comprovadas, afirma a fitoterapeuta Marise Marwijszyn. Eis a importância da iniciativa da criação de Hortas Escolares, mostrando aos alunos o valor da natureza e o quanto uma horta orgânica, livre de venenos, pode fazer a diferença.

    Conhecimento prévio

    Conhecimento prévio

    • Reconhecer as etapas de uma horta;
    • Diferenciar germinação de crescimento.
    • Revisar germinação, fotossíntese, medidas e números decimais.
    • Aplicar cálculo de porcentagem, construção de gráficos de colunas e de linhas.
    • Operar manuseio da régua e leitura das medidas.
    Interdisciplinaridade

    Interdisciplinaridade

    A Horta Escolar pode ser utilizada como recurso para o ensino de Ciências e Matemática. Concluídas todas as etapas dos experimentos os estudantes devem ser motivados a fazer um desenho esquematizado das plântulas da horta escolar. Preenchimento de uma tabela de germinação e de crescimento das variedades cultivadas, com os dados coletados, a fim de facilitar a visualização dos mesmos e montagem dos gráficos. Após o preenchimento das tabelas e tendo em mãos os dados coletados em todos os experimentos, os estudantes mediados pelo(a) professor(a), realizam os cálculos de porcentagem das sementes germinadas em cada variedade em todos os experimentos, bem como calculam a porcentagem das plantas que sobreviveram até a quarta semana. Para facilitar os cálculos e a aprendizagem da regra de três, permite-se aos estudantes o uso da calculadora. Sugere-se construir gráficos de colunas, com os dados das maiores e as menores medidas de crescimento de cada variedade de hortaliça. Também, podem ser construídos gráficos da porcentagem de germinação. Outra opção é utilizar planilha eletrônica para elaboração de gráficos de linha ou colunas.

    Eixos temáticos

    Eixos temáticos

    • Terra e Biosfera,
    • Humanidade e Cultura

    Delimitação do conteúdo

    Delimitação do conteúdo

    As garrafas PET (Polietileno Tereftalato) são muito utilizadas para o armazenamento de diversas bebidas e as embalagens longa vida são cada vez mais comuns para armazenagem de diversos alimentos e bebidas, porém, após o consumo, elas acabam sendo destinadas a aterros sanitários, causando graves impactos ambientais, principalmente em áreas urbanas e marinhas. Desta maneira, torna-se necessário estabelecer soluções para os problemas desta acelerada produção do lixo. A reciclagem e o reaproveitamento surgem como alternativa para esses materiais. A reutilização de garrafas PET, de embalagens longa vida e de caixotes de madeira é importante, pois o material é de difícil degradação no meio ambiente. Nesse sentido, as hortas escolares são espaços capazes de incentivar formas alternativas e sustentáveis que beneficiam diretamente a conservação do ambiente escolar.
    Na mesma medida as atividades desenvolvidas com os alunos nesse espaço promovem a inserção da Educação Ambiental através do reconhecimento da importância do cuidado ao ambiente através da realização de atividades que promovem a reutilização, reciclagem, e manejo sustentável que, quando somados, podem conduzir a uma qualidade de vida mais saudável. Nessa perspectiva, o presente trabalho aborda a reutilização de garrafas PET, de embalagem longa vida, de caixotes de madeira e de tubinhos dos rolos de papel higiênico na construção de mini-canteiros em hortas sustentáveis.
    Além de contribuir para a redução de impactos ao meio ambiente, alguns conteúdos das disciplinas de Ciências e Biologia, tais como os 3Rs, tipos de solos, a importância da água para os seres vivos, tipos de nutrientes, ciclo de vida, etc. podem ser aplicados aos alunos durante a atividade realizada.
    Metodologia

    Metodologia

    Etapa I

     Aula 1 – Teórica

    As embalagens x meio ambiente e saúde

    • No primeiro momento o(a) professor(a) deverá perguntar aos alunos se eles conhecem técnicas de cultura orgânica, de permacultura e de agroflorestal. Depois de ouvir os alunos ele deverá conversar com os alunos complementando os conceitos dados.
    • No segundo momento o(a) professor(a) deverá perguntar aos alunos quem consome refrigerantes ou outros produtos que sejam vendidos em garrafas PET e embalagens longa vida. Logo após deverá perguntar também o que eles fazem com as embalagens, após o uso dos produtos contidos nela. Ele deverá aproveitar a conversa para sensibilizar os alunos sobre problemas de saúde e de meio ambiente que podem ser causados com o descarte indevido dessas embalagens e também caixotes de madeira e tubinhos dos rolos de papel higiênico.
    • O(a) professor(a) deverá solicitar aos alunos que pesquisem soluções para o lixo resultando do uso dos materiais acima e sobre horta escolar, na aula seguinte os alunos deverão ler seus respectivos trabalhos para a classe.
    • O(a) professor(a) solicitará aos alunos que tragam essas embalagens e materiais para inicio de uma atividade prática na aula seguinte (deixando, como surpresa, qual será o uso dos materiais).

      

    Etapa 2

    Aula 2 – Visita técnica

    Visita ao Museu do Amanhã

    • O(a) professor(a) deverá previamente organizar e agendar a visita à horta do Museu do Amanhã, para que os alunos possam ter ideia de como pode ser uma horta.
    • Observação: o(a) professor(a) deve aproveitar a visita e explorar o Museu com seus alunos. Ele(a) deve visitar a exposição principal e todos os seus espaços.

     

    Etapa 3

    Aula 3 – Teórica – prática

    Reutilização – uma das soluções para diminuir os problemas ambientais e de saúde causados pelo lixo

    • No primeiro momento o(a) professor(a) solicitará aos alunos que leem seus trabalhos de pesquisa e exponham as embalagens trazidas.
    • No segundo momento o(a) professor(a) informará que as embalagens e os outros materiais trazidos pelos alunos serão utilizados para construírem uma horta escolar.
    • No terceiro momento o(a) professor(a) conduzirá os alunos para o local onde será iniciado a horta e preparará as embalagens, colocando terra adubada para iniciarem a plantação das sementes das hortaliças, de acordo com as especificidades de cada uma. A horta escolar será realizada de modo que boa parte das garrafas fique suspensa em um muro da escola ou em outro local adequado (horta suspensa), otimizando, assim, o espaço utilizado ou, quando realizada em caixas de papelão, madeira, tubinhos dos rolos de papel higiênico, estas serão colocadas próximas ao muro da escola ou em outro local conveniente.

    Etapa 4

    Aula 4 – Teórica

    As hortaliças e a alimentação

    • No primeiro momento o(a) professor(a) estabelecerá relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados na horta.
    • No segundo momento o(a) professor(a) levará seus alunos a compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde.

     

    Etapa 5

    Aula 5 – Prática

    A horta e sua relação com conteúdos de Ciências, Matemática e Física

    Turma do 6º e 7º Ano

    • No primeiro momento o(a) professor(a) explicará aos alunos a relação entre solo, água e nutrientes.

    Turmas do 1º Ano do Ensino Médio

    • No primeiro momento o(a) professor(a) discutirá relações Matemáticas e conceitos de Física presentes na implantação e operação da horta.

     

    • Para todas as turmas – No terceiro momento os alunos irão observar o desenvolvimento das hortaliças plantadas e cuidarão delas (regarão e tirarão matos dos recipientes plantados).
    • Eles deverão cuidar da horta 3 vezes por semana.

     

     

    Etapa 6

    Aula 6 – Prática

    Hora de degustar as hortaliças

    • No primeiro momento o(a) professor(a) deverá levar os alunos para a cozinha da escola (combinar previamente com a equipe do setor) e deverá realizar a higienização das hortaliças com os alunos, explicando sua importância.
    • No segundo momento o(a) professor(a), juntamente com os alunos preparará uma salada, com os devidos temperos e solicitará aos alunos que degustem os diferentes alimentos cultivados na horta.
    • No terceiro momento o(a) professor(a) aproveitará o momento para conversar sobre os nomes científicos das hortaliças degustadas.

     

    Etapa 7

    Aula 7 – Teórica

    As aprendizagens e a multiplicação dos conhecimentos

    • No primeiro momento o(a) professor(a) deverá solicitar aos alunos que relatem o que aprenderam e o que mais gostaram ao longo do desenvolvimento de toda a atividade.
    • No segundo momento o(a) professor(a) solicitará aos alunos que preparem materiais para apresentarem na reunião dos responsáveis com o objetivo de sensibilizarem os pais sobre o problema da poluição ambiental e também os sensibilizarem a cultivarem hortaliças em sua residência, mesmo em locais apertados.
    Cronograma

    Cronograma

    A atividade levará em torno de dois meses para ser concretizada.

    Recursos e tecnologias

    Recursos e tecnologias

    Garrafas PET, embalagens longa vida, caixas de madeira e/ou tubinhos dos rolos de papel higiênico, sementes (cebolinha, salsa, alface, rúcula…), terra adubada, corda de nylon, utensílio para furar as garrafas e água.

    Resultados

    Resultados

    • Conhecer técnicas de cultura orgânica, de permacultura e de agrofloresta;
    • Sensibilizar os alunos sobre problemas de saúde e de meio ambiente que podem ser causados com o descarte indevido das garrafas PET, embalagens longa vida, caixotes de madeira e tubinhos dos rolos de papel higiênico, materiais a serem utilizados para realizar a horta;
    • Mostrar aos alunos que a utilização dos materiais citados acima na horta escolar ajuda a resolver o problema do descarte destes;
    • Estabelecer relações entre o valor nutritivo dos alimentos cultivados;
    • Compreender a importância de uma alimentação equilibrada para a saúde;
    • Compreender a relação entre solo, água e nutrientes;
    • Discutir relações matemáticas e conceitos de Física presentes na implantação e operação da horta;
    • Conhecer pela degustação os diferentes alimentos cultivados bem como nomeá-los corretamente;
    • Sensibilizar os pais, através do trabalho desenvolvido pelos alunos, sobre o problema da poluição ambiental;
    • Sensibilizar os pais a cultivarem hortaliças em sua residência, mesmo em locais apertados.

    Referências

    Referências

    AVELINO, C. DE. Descartes ao Geogebra construindo a moda: um desfile muito matemático. Artigo publicado no Instituto de Matemática e Estatística, UFF, 2014.
    COSTA, R. Notas de Fitoterapia. 2ª edição. Rio de Janeiro. 1958.
    GUIA RURAL. Ervas e Temperos. Ed. Abril. São Paulo, 1991.
    FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25° ed. São Paulo. Paz e Terra. 2092.
    PRIMAVESI, A. Manejo Integrado de pragas e doenças. Ed. Nobel. São Paulo. 1988.
    TEIXEIRA, A. S. Dicas de Alimentos e Plantas para a Saúde. Ed. Tecnoprint S.A. Rio de Janeiro. 1983.
    MORGADO, F. S. A Horta Escolar na Educação Ambiental e Alimentar: experiências do projeto horta viva nas escolas municipais de Florianópolis. Centro de Ciências Agrárias. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2006.
    PAPERT, SEYMOUR. Mindstorms: children, computers and powerful ideas. New York. Basic Books. 1980.
    PIAGET, J. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro. Freitas Bastos. 1974.
    SANTOS, A.L.M.; SANTOS, R.F.B. Projeto Horta na Escola: A Reciclagem do Lixo Para o Bem Comunitário. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/projeto-horta-na-escola-areciclagem-do-lixo-para-o-bem-comunitario/130542/> Acesso em: 11 agos. 2016.