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Plano de aula

Resíduo que vai, ideia que vem. A vida é uma roda!

Eixo temático

Terra e Biosfera, Humanidade e Cultura
Autores

Autores

Amanda Pereira de Azevedo, Nosso Espaço Creche Escola
José Mauro Lopes dos Reis, E.M. Cecília Meireles
Marcela Silveira Constant, Colégio Pedro II - Campus São Cristóvão I
Maria Cristina Ferreira Martins, Colégio Estadual José Leite Lopes
Sérgio Ricardo Vitor, Colégio Pedro II - Campus Realengo I

Tema

Tema

Consumo sustentável e reciclagem

Justificativa

Justificativa

Entender que o homem é o único Ser capaz de produzir cultura e interferir diretamente na Natureza, nos torna totalmente responsáveis por tudo o que modificamos. Ao andarmos pela cidade do Rio de Janeiro, e até mesmo no entorno do Museu do Amanhã, ainda podemos observar um descarte indevido dos resíduos sólidos urbanos às margens da Baía de Guanabara e nas lixeiras seletivas. Será que as políticas públicas com suas parcerias internacionais não conseguiram criar uma infraestrutura adequada? Ou a grande maioria da população moradora do Rio de Janeiro, bem como os frequentadores da cidade não conseguem abolir o mau hábito do descarte indevido?

Trazemos portanto, com este plano de aula, uma necessidade real de uma maior conscientização sobre o descarte dos resíduos sólidos urbanos, usando as aulas de ciências, artes e informática Educativa como grandes aliadas na conscientização, reutilização e reciclagem dos mesmos.

Acreditamos que ao trabalharmos a conscientização sobre um melhor reaproveitamento dos nossos resíduos estaremos assim disseminando uma cultura mais sustentável, participando ativamente com pequenos gestos oriundos do conceito dos 3R’s (reciclar, reduzir e reutilizar) avançando então rumo ao conceito dos 7R’s (repensar, reduzir, reutilizar, reaproveitar, reciclar, recusar e recuperar). Para que, de fato, as próximas gerações possam estar efetivamente harmonizadas com o ecossistema, produzindo cultura pautadas nos pequenos gestos de um consumo mais consciente e a busca de maiores ações de sustentabilidades.

O tema abordado na aula contribui para que o aluno tenha um olhar diferenciado em relação aos aspectos relacionados à sustentabilidade e a reciclagem, entre outras questões. Um novo leque de possibilidades relacionadas às nossas ações em prol do planeta podem vir à tona, de forma bastante criativa em nossos alunos.

Outro ponto importante, e de grande relevância social, é a reciclagem. Infelizmente o tema é tratado no Brasil sem a devida importância, abordá-lo com nossos alunos pode ser fundamental para que essa geração consiga ter a noção do real valor que o tema merece.

O Brasil, segundo dados do Banco Mundial, é o 4° maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Desse total, mais de 10,3 milhões de toneladas foram coletadas (91%), mas apenas 145 mil toneladas (1,28%) são efetivamente recicladas, ou seja, reprocessadas na cadeia de produção como produto secundário. Esse é um dos menores índices da pesquisa e bem abaixo da média global de reciclagem plástica, que é de 9%.[1]

[1] https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico

Segmento

Segmento

Ensino Fundamental - 5o ano
Competências gerais

Competências gerais

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
  • Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
  • Disciplinas

    Disciplinas

  • Ciências da natureza
  • Competências específicas - Ciências da natureza

    Competências específicas - Ciências da natureza

  • Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
  • Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
  • Construir argumentos com base em dados, evidências e informações confiáveis e negociar e defender ideias e pontos de vista que promovam a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza.
  • Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, recorrendo aos conhecimentos das Ciências da Natureza para tomar decisões frente a questões científico-tecnológicas e socioambientais e a respeito da saúde individual e coletiva, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.
  • Unidades Temáticas

    Unidades Temáticas

    Matéria e energia.

    Objetivos de conhecimento

    Objetivos de conhecimento

    Consumo sustentável e reciclagem.

    Habilidades

    Habilidades

    ● (EF05CI01) Explorar fenômenos da vida cotidiana que evidencie propriedades físicas dos materiais - como densidade, condutibilidade térmica e elétrica, respostas a forças magnéticas, solubilidade, respostas a forças mecânicas (dureza, elasticidade, etc.), entre outras.
    ● (EF05CI02) Aplicar os conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais).
    ● (EF05CI04) Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
    ● (EF05CI05) Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

    Conhecimento prévio

    Conhecimento prévio

    • Propriedades físicas dos materiais
    • Ciclo hidrológico
    • Conceito dos 3 R’s da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).
    Eixos temáticos

    Eixos temáticos

    • Terra e Biosfera,
    • Humanidade e Cultura

    Metodologia

    Metodologia

    Etapa 1

    O primeiro momento é de sensibilização ao tema, para isso a turma será convidada a participar de uma sessão de cinema com a exibição do filme “Lixo extraordinário”.  A ideia desse primeiro encontro é trazer a tona o lado humano do tema reciclagem, mostrando também como a arte pode estar presente de forma tão marcante nessa temática. Os alunos serão orientados a fazer suas anotações e ao final da exibição será feita uma roda de conversa sobre o filme com a presença dos docentes de artes, ciências e informática educativa. Após a roda de conversa os alunos serão orientados a fotografar áreas de descarte de resíduos nas redondezas da escola ou ainda perto de suas residências, devendo também fazer anotações desses locais, tais como: endereço, tipos de resíduos depositados, impacto ao meio ambiente observado e possíveis ações sustentáveis.

    • Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.

     

    Etapa 2

    Aula expositiva com o objetivo de fornecer aos alunos informações complementares que servirão de subsídios para o entendimento do conceito 7 R’s da Sustentabilidade (Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar e Reintegrar), enfatizando a Reutilização e, verificando os conhecimentos pré adquiridos. Após a exposição do tema os alunos farão uma roda de conversa para identificar de que forma esse conceito está relacionado ao cotidiano.

    • Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.

     

    Etapa 3

    A introdução dessa etapa será feita com a apresentação do vídeo Viravolta, do diretor Renato Barbieri. No laboratório de informática será construído um mapa coletivo dos resíduos, usando o Google My Maps[1], onde serão inseridas as fotos e outras informações que forem pertinentes. Na ausência do laboratório, ou ainda por opção, poderão ser utilizados smartphones.

    • Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.

     

    Etapa 4

    Atividade experimental com o objetivo de permitir que os alunos produzam 2 (dois) mecanismos utilizando sucata e materiais de baixo custo, demonstrando como a reutilização poderá auxiliá-los na compreensão de alguns fenômenos da natureza.

     

    • 1ª Atividade experimental:

    Construção de uma Roda d`água

    • Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.

    Siga o tutorial em: https://youtu.be/cnkZESWPWBA

     

    • 2ª Atividade experimental:

    Construção de um barquinho movido a propulsão elástica, usando garrafas PET ou embalagens de produtos de limpeza.

    • Tempo estimado: 2 tempos de 50 minutos.

    Siga o tutorial em: https://youtu.be/AbFaksjT55Q

     

    Construção de uma Roda d`água na E.M. Cecília Meireles: https://youtu.be/HeVFKhpjNQI

     

     

    Observações ou Recomendações:

    • Recomenda-se que as atividades experimentais sejam realizadas em grupos de no máximo 4 (quatro) alunos, garantindo assim, que eles se organizem e tragam os materiais solicitados.
    • Como as atividades experimentais envolvem o uso de objetos cortantes ou perfurantes, é obrigatório que todo o processo seja feito com a supervisão de adultos. Se possível, o(a) professor (a) poderá fazer as perfurações e cortes com antecedência ou uma aula específica para tais ações.
    • Se optarem na construção do barquinho com embalagens de produtos de limpeza, verificar que elas estejam muito limpas, para não ocasionar alergias ou intoxicações nos alunos.

     

    Etapa 5

    Como etapa final os alunos farão uma visita ao Museu do Amanhã, considerando que o mesmo “é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência”[2], acreditamos que os alunos terão a oportunidade de refletir sobre todo o processo que participaram e, a partir dessa nova experiência, poderão realimentar todo o processo de construção do conhecimento.

     

    Cronograma

    Serão utilizados 10 tempos de 50 minutos na escola, acrescidos de mais um turno para a visita ao Museu do Amanhã.

     

    Recursos e tecnologias

    • Equipamento para a exibição dos filmes, pode ser um computador com projetor multimídia ou ainda uma TV com tamanho adequado para o ambiente utilizado.
    • Laboratório de informática ou smartphones para a construção do mapa coletivo dos resíduos.
    • 1ª Atividade experimental:
    1. Uma garrafa “PET”, vazia e limpa, com volume entre 1 a 2 litros (preferencialmente de água mineral com gás, de 1,5 litros);
    2. Duas tampinhas de garrafa “PET”;
    3. Um palito de madeira, como os usados para fazer churrasco ou algodão doce;
    4. Uma caixa vazia de leite ou suco (embalagem “Tetra Pak”);
    5. Materiais de uso comum, tais como: tesouras, grampeador, alicate furador de papel, furador para as tampinhas, estilete (muito cuidado), marcador permanente para CD, régua.
    • 2ª Atividade experimental:
    1. Uma garrafa “PET”, vazia e limpa, com volume entre 1 a 2 litros (preferencialmente de água mineral de 1,5 litros) ou qualquer embalagem que seja adequada para confecção do barquinho;
    2. Dois palitos de sorvete;
    3. Um elástico de papelaria;
    4. Materiais de uso comum, tais como: tesouras, grampeador, alicate furador de papel, estilete (muito cuidado), marcador permanente para CD, régua.

     

    [1] https://www.google.com/intl/pt-BR/maps/about/mymaps/

    [2] https://museudoamanha.org.br/pt-br/sobre-o-museu

    Resultados

    Resultados

    Consumo sustentável / 5 Elementos -Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental; coordenação Mônica Pilz Borba e Patricia Otero. – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental, 2009.96 p.:il. – (Coleção consumo sustentável e ação)
    https://www.imprensaoficial.com.br/downloads/pdf/projetossociais/sustentavel.pdf

    Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico.
    https://www.wwf.org.br/?70222/Brasil-e-o-4-pais-do-mundo-que-mais-gera-lixo-plastico

    Brasil perde R$ 3 bilhões ao ano por não reciclar resíduos – Sustentabilidade. https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-perde-r-3-bilhoes-ao-ano-por-nao-reciclar-residuos,70002559053

    Artesão de Manaus reinventa lixo eletrônico e transforma em arte.

    Lixo eletrônico pode se transformar em arte e fonte de renda.

    Artesanato com lixo eletrônico = Reciclagem é Arte!

    Vídeo Viravolta com direção de Renato Barbieri

    Lançamento do vídeo Viravolta com direção de Renato Barbieri