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Plano de aula

Quem veio primeiro? A célula ou o ser humano?

Eixo temático

Terra e Biosfera
Autores

Autores

Evelin Ferreira de Barros - Escola Municipal Júlio de Mesquita

Tema

Tema

- Surgimento da vida na Terra
- Evolução das primeiras formas de vida da Terra
- Surgimento e evolução do ser humano

Justificativa

Justificativa

De forma geral, a origem de qualquer coisa é um tema que gera muita curiosidade e, consequentemente, muitas perguntas dos alunos, independentemente da idade e do ano escolar, então a origem da vida e dos seres humanos são temas que já tem um apelo natural, mas que podem estar imbuídos de conhecimentos populares que contradizem o conhecimento científico. Como professores e cientistas, é nossa função esclarecer as dúvidas e compartilhar o conhecimento científico, sempre considerando o conhecimento prévio do aluno e sem desmerecê-lo.

De acordo com a BNCC, as teorias evolucionistas e a seleção natural (EF09CI10 e EF09CI11)* deverão ser abordadas no 9º ano, então este foi o ano selecionado para o desenvolvimento deste plano de ano.

*(EF09CI10) Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.
(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

Segmento

Segmento

Ensino Fundamental - 9o ano
Disciplinas

Disciplinas

  • Ciências da natureza
  • Competências específicas - Ciências da natureza

    Competências específicas - Ciências da natureza

  • Compreender as Ciências da Natureza como empreendimento humano, e o conhecimento científico como provisório, cultural e histórico.
  • Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.
  • Unidades Temáticas

    Unidades Temáticas

    Vida e evolução

    Habilidades

    Habilidades

    (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.

    Conhecimento prévio

    Conhecimento prévio

    • Formação do planeta Terra e atmosfera primitiva
    • Características dos seres vivos
    • Evolução
    • Teorias Evolutivas
    • Teoria Celular
    • Classificação dos Seres Vivos
    • Fóssil

    Eixos temáticos

    Eixos temáticos

    • Terra e Biosfera

    Metodologia

    Metodologia

    Surgimento da vida na Terra
     Parte 1
    Duração: mínimo de 50 minutos

    Pergunta motivadora: Como eram os primeiros seres vivos?

    **Atividade Interdisciplinar – Artes**
    Duração: 10 minutos
    Individual
    Instruções:
    -Distribuir metade de 1 folha A4 para cada aluno.
    -Pedir para os alunos desenharem como eles acham que eram os primeiros seres vivos.
    -Incentivar a criatividade, sem abordar o conteúdo neste momento.
    **
    Após a atividade do desenho:

    **Conteúdo – como eram os primeiros seres vivos?
    Aula expositiva – 10 minutos
    **

    **Jogo para computador – Spore
    Duração: 30 minutos
    Em grupo ou individual
    “Spore (ou SPORE) é um jogo eletrônico desenvolvido pela Maxis Software, projetado por Will Wright e distribuído pela Electronic Arts. Em Spore, o jogador tem o controle da evolução de uma espécie através de cinco estágios, cada um com mecânicas (jogabilidades) diferentes.” (Wikipedia)
    No Estágio Célula (primeiro estágio), o jogador começa como uma célula que vai ganhando pontos de DNA para modificar o sua estrutura e evoluir para outro estágio.
    Esta atividade pode ser individual ou em grupo, dependendo da disponibilidade de computadores com o jogo. Também é possível usar somente 1 computador ligado a um projetor de imagens e fazer um rodízio entre grupos de alunos para que eles possam jogar.
    **

     Parte 2
    Duração: 50 minutos

    Pergunta motivadora: Como surgiram esses primeiros seres vivos?

    É importante ressaltar que existem algumas ideias e hipóteses sobre o assunto, mas que não existe certeza.

    **Vídeo – Origem da Vida
    Duração 10 minutos
    Vídeo (02:55) + discussão sobre o vídeo

    **

    **Aula expositiva:
    -Origem química
    -Panspermia
    Duração: 25 minutos
    **
    Pergunta motivadora: A vida surgiu uma única vez ou existiram várias origens?

    Pesquisa sobre Contingência e Determinismo
    -Turma deve ser dividida em 4 grupos, sendo 2 para cada com um dos temas acima.
    – Na aula seguinte, os grupos farão a exposição dos conteúdos encontrados, havendo uma discussão após. O resultado da pesquisa escrita será entregue ao final da discussão.

    **
    Texto base: http://www.io.usp.br/index.php/infraestrutura/museu-oceanografico/29-portugues/publicacoes/series-divulgacao/vida-e-biodiversidade/807-origem-da-vida-na-terra

    Evolução das Primeiras Formas de Vida da Terra

    **Revisão – Como eram os primeiros seres vivos?
    Duração: 5 minutos
    Estilo: Brainstorming

    Comparação entre o desenho feito em outra aula com o conteúdo aprendido.
    **
    **Aula Expositiva – Procariontes: os desbravadores
    Duração: 15 minutos
    Tópicos importantes:
    Ressaltar que ainda existem incertezas sobre como a vida surgiu a partir dos coacervados;
    Primeiros registros fósseis datam de 3,5 bilhões de anos;
    Esses seres eram semelhantes aos seres unicelulares e procariontes da atualidade.

    Aula Prática: “Utilização de mingau como meio de cultura para o crescimento de microrganismos” e “Visualização de Microrganismos no leite” – encontradas em https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV073_MD1_SA16_ID5540_16102017233608.pdf
    **

    **Aula Expositiva – Cianobactérias e o gás oxigênio: a virada do jogo
    Duração: 15 min
    Tópicos importantes:
    Relação entre quantidade de gás oxigênio na atmosfera e a complexidade dos novos seres vivos.
    **

    **Aula Expositiva – Endossimbiose
    Duração: 10 min
    Explicar o que é e porque provavelmente aconteceu, relacionando com a quantidade de oxigênio na atmosfera.
    **

    **Aula Expositiva – Eucariontes: mais diversidade, por favor
    Revisar as características dos eucariontes;
    Evidenciar o aumento da complexidade nos seres vivos ao longo dos anos.

    Atividade Prática: Árvore da Vida
    Montar uma árvore filogenética com os principais grupos de seres vivos.
    Material: -Cartolina marrom cortada e montada para lembrar o formato de uma árvore grande
    -Imagem de 1 representante de cada grupo de ser vivo
    -Cartolina cortada em retângulos com as novidades evolutivas
    Procedimentos: -Dividir a turma em 2 grupos;
    – Em conjunto, os alunos irão montar a árvore em um lugar espaçoso como o pátio ou a quadra;
    -Explicar que cada ponta de galho representa um lugar para um ser vivo e que as novidades são características que foram aparecendo ao longo dos anos. Não dar muitos detalhes científicos.
    -Tempo de montagem: 10 minutos
    -Terminado o tempo, os grupos irão comparar o trabalho do outro e poderão alterar a sua árvore;
    -Tempo para comparação e alteração: 5 minutos
    -O professor deverá explicar o que é uma árvore filogenética e discursar brevemente sobre as características que diferenciam uns grupos dos outros;
    -Após a explicação, pedir para eles avaliarem a própria criação e corrigirem os possíveis erros, sempre justificando a correção. Se houver erro, mas os alunos não conseguirem detectar, o professor deve indicar e pedir para que eles façam a correção, também justificando.
    Objetivos: -Aprender a trabalhar em grupo;
    -Desenvolver o pensamento crítico e científico;
    -Entender as relações entre os diferentes tipos de seres vivos.
    Abaixo está um tipo de árvore que pode ser utilizado como modelo para essa atividade.

    FONTE: https://phys.org/news/2016-12-evolutionary-tree.html

    **

    Surgimento e evolução do ser humano

    **Aula: O homem veio do macaco?
    Pergunta motivadora/problema: O homem veio do macaco?
    Duração: 3 aulas de 50 minutos

    -A turma será dividida em 4 grupos de no máximo 15 alunos, com 1 líder para cada grupo;
    -Brainstorming sobre a pergunta-problema somente com conhecimento prévio dos alunos;
    -Um aluno deve anotar as sugestões no final da atividade;
    -Pesquisar em casa a pergunta-problema e trazer na próxima aula o resultado da pesquisa.
    Em outra aula:
    -Os grupos devem apresentar as ideias encontradas e debater sobre as soluções;
    -Reunir informações e criar soluções com toda a turma.
    Em outra aula:
    -Apresentar o vídeo: Por que os macacos não evoluíram até se tornarem humanos? https://www.youtube.com/watch?v=l1tzR5I7V6c
    -Mostrar a imagem muito divulgada sobre evolução humana:

    Fonte: https://escolaeducacao.com.br/evolucao-humana/

    -Perguntar se a imagem é uma representação correta da evolução humana e discutir os erros científicos da imagem.
    Sugestão de texto para esta atividade: https://escolaeducacao.com.br/evolucao-humana/

    Outras sugestões:
    https://super.abril.com.br/ciencia/nos-nao-viemos-dos-macacos/
    https://super.abril.com.br/mundo-estranho/se-o-homem-veio-do-macaco-por-que-ainda-existem-macacos/
    https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2019/02/12/erro-dizer-que-homem-descende-do-macaco-diz-biologo-sobre-teoria-da-evolucao-no-dia-de-darwin.ghtml
    https://www.livescience.com/32503-why-havent-all-primates-evolved-into-humans.html

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    **Aula: Somo os únicos?
    Pergunta motivadora: Somo os únicos?
    Duração: 2 aulas de 50 minutos
    Mais uma vez, é importante ressaltar que apesar de termos várias evidências, ainda existem muitas incertezas em torno da evolução do Homo sapiens e que, portanto, este ainda é um tema repleto de lacunas e ainda em construção, como toda ciência em geral.
    Explicar que outras espécies humanas existiram antes da nossa espécie (Homo sapiens sapiens) e que possivelmente coexistiram em alguns momentos da história.
    Usar na aula ou como base o site do Smithsonian que tem imagens e muitas informações: http://humanorigins.si.edu/evidence/human-fossils/species
    Explicar as principais hipóteses sobre a origem (evento único ou múltiplo) e a conquista do planeta.

    Atividade prática:
    -Fazer um mapa mundi com EVA ou desenhado com giz na quadra.
    -Imprimir imagem e nome de algumas espécies humanas e fazer um tipo de cordão. Fazer mais de um, visto que o ser humano é uma espécie que vive em comunidade.
    *Opcional: Fazer e utilizar instrumentos típicos de algumas espécies
    -Separar os alunos para representarem as espécies;
    -Simular o surgimento e os movimentos que esses seres possivelmente fizeram ao longo dos anos
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    Finalizar o projeto com a pergunta inicial: Quem veio primeiro? A célula ou o Ser Humano?
    Brainstorming com as respostas sobre esse questionamento.

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    Cronograma

    Cronograma

    A duração de cada uma delas está especificada na metodologia.

    Recursos e tecnologias

    Recursos e tecnologias

    -Projetor multimídia

    -Computador

    -Acesso à internet

    -Impressora

    Resultados

    Resultados

    Desenvolvimento de alunos críticos;

    Esclarecimento de que a ciência não produz verdades absolutas;

    Indicação de que o conhecimento prévio deles é importante;

    Esclarecimento das dúvidas sobre as nossas origens;

    Estimular o pensamento científico;

    Estimular espírito investigativo;

    Conhecer as principais hipóteses sobre o surgimento da vida na Terra;

    Entender como os primeiros seres vivos evoluíram;

    Enunciar as principais hipóteses sobre o surgimento do ser humano na Terra;

    Explicar os principais tópicos sobre a evolução do gênero Homo;