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Plano de aula

Alimentação e os rumos da humanidade no planeta Terra

Eixo temático

Terra e Biosfera, Humanidade e Cultura
Autores

Autores

André Luís Leal Barbosa da Silva (Colégio Estadual Gilson Amado);
Fábio Ferreira de Oliveira (Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá - FAETEC);
Rodolpho Arcoverde Piccoli (Colégio Recanto).

Tema

Tema

O consumo e a produção indiscriminada de alimentos e seu impacto no futuro do planeta.

Justificativa

Justificativa

O consumo exagerado de produtos industrializados ricos em conservantes, gorduras, açúcares e outros nomes incomuns do vocabulário popular, somado às demandas exageradas de trabalho e falta de tempo, vem interferindo diretamente na qualidade de vida de nossa espécie. Para se ter idéia, problemas relacionados à alimentação (por excesso ou falta de algum alimento) estão relacionados com cerca de 11 milhões de mortes por ano, mais do que o uso de tabaco (7 milhões de mortes por ano, segunda a ONU), segundo estudo publicado pela Fundação Bill e Melinda Gates (EL PAÍS, 2019). Dentro desse panorama, é importante construir juntos aos alunos uma nova consciência alimentar, onde o aluno tenha a capacidade de identificar e refletir sobre o impacto de determinados tipos de alimentos na sua saúde.
Porém, o impacto não se restringe aos nossos corpos afinal, de onde vem toda essa comida? Para atender a essa demanda gigante e crescente de alimento, o homem vem modificando diversas áreas de grande importância ambiental para o planeta, substituindo florestas com numerosa, exuberante e fundamental biodiversidade, por extensas áreas de monotonia ambiental (Ex.: Hectares de plantação de soja ou de pasto para gado). Esse embate, demanda de consumo x disponibilidade, pode, em teoria, estar nos levando para um colapso da humanidade?
Sendo assim, é importante que os presentes e futuros tripulantes dessa embarcação chamada Terra, sejam capazes de reconhecer, analisar e refletir sobre o modo de consumo da nossa sociedade e, como isso impacta na resposta da seguinte questão: Para aonde vamos?
A temática sobre alimentação, e suas possíveis ramificações (Sociais, ambientais e econômicas) temáticas, apresentam relação com o conteúdo ministrado no 1º ano do Ensino médio, relacionando-se com temas que permeiam a biologia (Ex.: Macro e Micronutrientes), Física (Termodinâmica associada aos impactos ambientais), Geografia (Abordando os aspectos de formação dos solos e climatologia, trazendo como a ação do homem impacta nos mesmos) e a Química (Como a produção de bioplástico como embalagem alternativa de produtos industrializados).

Segmento

Segmento

Ensino Médio - 1o ano
Competências gerais

Competências gerais

  • Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
  • "Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar
  • Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
  • Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
  • Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
  • Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
  • Disciplinas

    Disciplinas

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Competências específicas - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

    Competências específicas - Ciências da Natureza e suas Tecnologias

  • Analisar fenômenos naturais e processos tecnológicos, com base nas interações e relações entre matéria e energia, para propor ações individuais e coletivas que aperfeiçoem processos produtivos, minimizem impactos socioambientais e melhorem as condições de vida em âmbito local, regional e global.
  • Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
  • Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC).
  • Competências específicas - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

    Competências específicas - Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  • Analisar processos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais nos âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles, considerando diferentes pontos de vista e tomando decisões baseadas em argumentos e fontes de natureza científica.
  • Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
  • Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios, contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção, consolidação e transformação das sociedades.
  • Habilidades

    Habilidades

    ● EM13CNT102- Realizar previsões, avaliar intervenções e/ou construir protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, considerando sua composição e os efeitos das variáveis termodinâmicas sobre seu funcionamento, considerando também o uso de tecnologias digitais que auxiliem no cálculo de estimativas e no apoio à construção dos protótipos;
    ● EM13CNT105- Analisar os ciclos biogeoquímicos e interpretar os efeitos de fenômenos naturais e da interferência humana sobre esses ciclos, para promover ações individuais e/ ou coletivas que minimizem consequências nocivas à vida;
    ● EM13CNT202- Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros);
    ● EM13CNT203- Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros);
    ● EM13CNT206- Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos, e avaliar os efeitos da ação humana e das políticas ambientais para a garantia da sustentabilidade do planeta;
    ● EM13CNT208- Aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação com a natureza, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural humana.

    Inclusão e acessibilidade

    Inclusão e acessibilidade

    Como podemos perceber o planeta a nossa volta? Certamente, essa é uma pergunta ampla e com diferentes possibilidades de resposta. Todavia, vivemos em um mundo muito “visual”, onde em muitos momentos os demais sentidos são deixados em segundo plano, privilegiando sempre a visão (Filmes, fotos em redes sociais, letreiros, roupas da moda, etc).
    Mas é apenas pela visão que podemos perceber o mundo? Certamente não! Nossos corpos e mentes nos possibilitam conhecer o mundo por outras perspectivas e sensações. Pensando nisso, algumas de nossas aulas possibilitam a exploração, mesmo que de maneira implícita, de outros sentidos para conhecer o que nos cerca. Como exemplo, que tal conhecer o Brasil através dos sabores e cultura de cada região. A partir dessa premissa, elaboramos nossa primeira aula, visando entender o contexto socioambiental de alguns tipos de frutas e assim compreender e respeitar o costume e cultura de diferentes populações.
    Ainda dentro dessa temática, iremos abordar como a questão alimentar nos define. Trabalharemos durante as aulas das questões relacionadas à saúde, ambiente, econômico e social da produção e consumo de alimentos afinal, como é possível em um mesmo planeta pessoas terem problemas de inanição enquanto vemos o aumento de casos de obesidade e desperdício de alimentos em algumas regiões do próprio Brasil?
    Com toda demanda por comida, afinal de contas somos mais de 7 bilhões de humanos, outros impactos diretos e indiretos são gerados, como a geração de resíduos sólidos. Dentre esses resíduos, o plástico, um dos “marcos” do Antropoceno, figura como um grande problema cujo qual devemos apresentar aos alunos e construir juntos possibilidades para mitigar seu impacto no planeta. Produzir o bioplástico, como proposto na aula 3 desse plano, é uma das alternativas tecnológicas para substituição do polímero derivado do petróleo (Vulgo Plástico) por polímero biodegradável, como os oriundos de fontes vegetais. Outra solução possível é a proposta pelas cientistas Miranda Wang e Jeanny Yao , que sugerem o uso de bactérias para a degradação de plástico. A escolha desse exemplo não só reforça a importância da pesquisa científica para solução de problemas, como reforça e demonstra para as meninas o papel fundamental de mulheres na produção de ciência.

    Conhecimento prévio

    Conhecimento prévio

    Tendo como diretriz a BNCC do Ensino Fundamental, verificamos a importância de que os alunos já tenham tido contato com as habilidades a seguir, todas preconizadas pela Base Curricular nacional, sendo elas:

     

    • (EF06CI03) Selecionar métodos mais adequados para a separação de diferentes sistemas heterogêneos a partir da identificação de processos de separação de materiais (como a produção de sal de cozinha, a destilação de petróleo, entre outros);
    • (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas;
    • (EF07CI04) Avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas;
    • (EF07CI07) Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas;
    • (EF07CI09) Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde (como taxa de mortalidade infantil, cobertura de saneamento básico e incidência de doenças de veiculação hídrica, atmosférica entre outras) e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde;
    • (EF09CI01) Investigar as mudanças de estado físico da matéria e explicar essas transformações com base no modelo de constituição submicroscópica;
    • (EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo;
    • (EF09CI12) Justificar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio nacional, considerando os diferentes tipos de unidades (parques, reservas e florestas nacionais), as populações humanas e as atividades a eles relacionados.
    Transversalidade

    Transversalidade

    De acordo com Lanes e al. “…Os PCNs relatam que devemos ampliar a visão de conteúdo para além dos conceitos, inserindo procedimentos, atitudes e valores, como conhecimentos tão relevantes quanto os conceitos tradicionalmente abordados. Da mesma forma, deve-se evidenciar a necessidade de tratar de temas urgentes – chamados Temas Transversais – no âmbito das diferentes áreas curriculares e no convívio escolar. Ainda, segundo os PCNs, as reflexões e experiências ao longo dos últimos trinta anos foram intensas e extremamente relevantes para o momento atual, pois, de modo geral, indicam que é preciso romper com práticas inflexíveis que utilizam os mesmos recursos independentemente dos alunos, sujeitos da aprendizagem (Brasil, 1996). Assim, os objetivos e conteúdos dos Temas Transversais (Ética, Pluralidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde e Orientação Sexual) devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. Ainda, estes temas transversais surgem como alternativas para que, ao serem abordados de diferentes formas pelas diversas disciplinas no âmbito interdisciplinar, o ensino se dê de forma mais globalizado e próximo da realidade do educando (Brasil, 1996). “

    No caso específico deste trabalho, os temas transversais seriam Alimentação, Produção de Alimentos e Saúde.

    Interdisciplinaridade

    Interdisciplinaridade

    O plano de aula foi pensado de forma interdisciplinar, contemplando as disciplinas Física, Biologia, Química e Geografia, mas está integrado com outras disciplinas como Ética, Sociologia e História. A ideia é fazer o aluno entender que as disciplinas não são estanques e conversam entre si de forma a fazê-lo perceber o Mundo de forma integrada e interdependente de nossas ações.

    Eixos temáticos

    Eixos temáticos

    • Terra e Biosfera,
    • Humanidade e Cultura

    Delimitação do conteúdo

    Delimitação do conteúdo

    Biologia

    Biomas e ecossistemas do Brasil, anatomia e fisiologia vegetal, macronutrientes e micronutrientes, evolução, órgãos sensoriais, carboidratos e biodiversidade.

    Física

    Conservação da Energia

    Termologia: Diferenciar os conceitos de Temperatura e Calor;

    ● Termômetro: estrutura, tipos e pontos fixos;
    ● Escalas termométricas usuais: Celsius, Fahrenheit e Kelvin;
    ● Temperatura corporal: controle da temperatura corporal e termometria clínica.

    Calorimetria

    ● Capacidade térmica e calor específico;
    ● Estados físicos da matéria;
    ● Quantidade de calor sensível e calor latente;
    ● Princípio das trocas de calor;
    ● Calorimetria biológica;
    ● Metabolismo energético e sua avaliação.

    Geografia

    A formação dos tipos de solos (Da rocha matriz até os perfis de solo) e como essas variações impactam na produção de alimentos. Estudo do clima (Ventos, correntes marinhas etc) para estudar o impacto das ações do homem no planeta. Construir assim a percepção de que mudanças em um ponto da Terra impactam e modificam as condições de cultivo e clima em outras regiões.

    Química

    A Química de sistemas naturais: qualidade de vida e meio ambiente; obtenção de materiais e seus impactos ambientais; materiais, propriedades e usos: estudando materiais no dia-a-dia; transformações dos materiais na natureza e no sistema produtivo: como reconhecer reações químicas, representá-las e interpretá-las.
    Metodologia

    Metodologia

    Tendo em mente o conceito de conhecimento profundo (Taxonomia de bloom) e no pensamento de que ciência não é o ponto final para as respostas de fenômenos sócio-ambientais mas, sim um processo para alcançar as respostas e gerar novas perguntas, o presente plano de aula pretende fazer com que os alunos acessem os níveis do conhecimento profundo de forma gradual. E para instigar os alunos, ao final de cada aula será realizado um novo questionamento, demonstrando assim que a ciências é um processo constante e dinâmico na construção do conhecimento e que ela se conecta com diferentes saberes.

    Aula 1

    Explorando o Brasil através das frutas[1] – (60 min. de aula prática e teórica para até 35 alunos).

    1. Iniciar a atividade com um Quiz onde serão apresentadas (imagens ou exemplares) de frutas nativas e exóticas e pedir para os alunos identificarem quanto: nome e origem OBS.: O quiz pode ser realizado em sites onde os alunos podem interagir e trabalhar em equipes, exemplo: https://kahoot.com/;
    2. Solicitar aos alunos que provêm 5 frutas pré-selecionadas e separadas, de preferência nacionais (Pequi, açaí, caju, cacau, jabuticaba etc), com sabores diversos (Mais doce, azeda, amarga…);
    3. Discutir com os alunos sobre as adaptações de cada fruta ao ambiente de onde elas vieram e quais são os impactos sociais e culturais das mesmas nas regiões onde são mais consumidas;
    4. Pedir para os alunos escolherem quais as duas frutas que eles mais gostaram e justificar sua escolha;
    5. Anotados os resultados, guiá-los na formulação de hipóteses, evolutivas, sobre nossa predileção por um determinado tipo de sabor;
    6. Ao final da atividade, solicitar aos alunos que pesquisem se os alimentos ditos saudáveis (Frutas, hortaliças, legumes e seus derivados) podem estar impregnados neles substâncias nocivas a nossa saúde como, por exemplo, os agrotóxicos. Essa pesquisa irá fortalecer o debate para a próxima atividade.[2]

     

    Resultados esperados:

    Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento sobre algumas frutas brasileiras, suas adaptações para o bioma onde se encontram e como sua presença naquela região impacta na cultura regional (Ex.: Culinária). A partir da experimentação dos frutos, discutir o por que de alguns sabores estarem presentes nos frutos e o motivo de, na maioria dos casos, escolhermos os frutos mais doces.

     

    Aula 2

    O que as embalagens nos dizem? – (60 min. de aula prática e teórica para até 35 alunos).

     

    1. Separar a turma em grupos de no máximo 4 alunos;
    2. Cada aluno deve trazer uma embalagem, sem seu conteúdo, de qualquer alimento que eles tenham consumido (Suco, salgadinhos, frutas, ovos, etc);
    3. Pedir para eles responderem as perguntas: (a) Quais os ingredientes presentes em maior e menor quantidade, respectivamente?  (b) Qual o componente nutricional presente em maior quantidade? (c) Qual o valor energético?
    4. Demonstrar como os alunos encontram tais informações e discutir os resultados;
    5. Testar a presença de açúcares em diferentes tipos de alimentos (Bebidas, biscoitos, farinha, arroz, frutas, etc) usando dois métodos: Teste do iodo[3] (detectar amido) e teste de Benedict[4] (diferente tipos de açúcares);
    6. Discutir a presença de açúcares em diferentes tipos de alimentos, naturais e industrializados, fazendo um paralelo com a primeira atividade deste plano de aula ;
    7. Sendo o amido um polímero e, de acordo com o que foi visto na aula, está presente em algumas frutas, é possível usar esse polissacarídeo na produção de plástico?
    8. Produzir bioplástico usando a cascas de banana: plástico rígido[5] e plástico maleável[6];
    9. Ao final lançar as perguntas para que eles reflitam: De onde vem toda essa comida? Como ela é produzida?

     

    Resultados esperados:

    Com as práticas e informações, espera-se que o aluno tenha um olhar crítico sobre os alimentos consumidos por eles em seu cotidiano e como os mesmos podem impactar sua saúde. Além disso, eles serão capazes de identificar bioquimicamente a presença de açúcares na comida.

     

    Aula 3

    O consumo de alimentos molda nosso planeta? – (60 min. de aula prática e teórica para até 35 alunos).

     

     

    1. Exibir um trecho da série “ONE STRANGE ROCK”, do minuto 10:00 até o 32:00;
    2. Debater com os discentes como o planeta está interligado. Com as informações do vídeo, pedir para os alunos levantaram hipóteses sobre as possíveis consequências do desmatamento da Amazônia;
    3. Explicar conceitos de termodinâmica e relacionar ao clima do planeta;
    4. Demonstrar o conceito de calor específico através do experimento da bexiga de festa[7] com areia e outra com água, sendo ambas aquecidas com a chama de velas;
    5. Analisar como a influência das florestas, rios e demais corpos d’água no clima;
    6. Os impactos gerados pela ação do homem, os torna uma força geológica? Vivemos no antropoceno?

     

    Resultados esperados:

     

    Através do documentário e das práticas espera–se que os alunos consigam compreender alguns conceitos de termodinâmica, clima e ecologia e, talvez o mais importante, que eles percebam que tudo está conectado e que nossas ações não interferem apenas no plano regional, mas também no global.

    Aula 4

    Saída de campo ao Museu do Amanhã – (Um dia de visitação – Dois professores com  até 40 alunos).

     

                      Para culminar o projeto, os alunos irão visitar a exposição principal do museu da manhã A ideia é que eles consigam explorar a exposição principal e, com foco na seção do Antropoceno, visualizar como estamos impactando no planeta a partir de nossas ações, principalmente as de consumo.

     

    Resultados esperados:

     

    Esperamos que a junção de experiências vividas nas aulas, culminando com a visita à exposição do museu, sensibilize os alunos quanto a participação deles na tomada de decisão para um futuro mais viável e sustentável.

    [1] Referência sobre as frutas brasileira:http://www.weblaranja.com/cozinhando/frutasbr/index.php

    [2] Alimentos com maior concentração de agrotóxicos no Brasil: https://www.hypeness.com.br/2016/07/anvisa-divulga-lista-de-alimentos-com-maior-nivel-de-contaminacao-por-agrotoxicos/

    [3] Teste do iodo: https://www.youtube.com/watch?v=NFtQe7Uy6Yk

    [4] Teste de Benedict: https://www.youtube.com/watch?v=TDFbtEwbmz0

    [5] Bioplástico rígido: https://youtu.be/ai7LG6JXBnM

    [6] Bioplástico maleável: https://youtu.be/3mcxTzB_Nak

    [7] Experimento calor expecífico: https://www.youtube.com/watch?v=U2YUQNCmHl8

    Cronograma

    Cronograma

    As atividades idealizadas neste plano de aula, somam o total de 4 encontros. Para isso, para o melhor desencadeamento do pensamento, recomenda-se que estas aulas sejam realizadas com o menor intervalo de tempo possível entre elas. Sendo assim, as aulas estão dispostas da seguinte maneira:

     

    AULA TÍTULO TEMPO RECURSOS
    1 Explorando o Brasil através das Frutas. 60 min 1.      Frutas Nacionais (Ex.: Pequi, Açaí, Caju, Cacau);

    2.     Data Show: para projetar o Quiz on-line;

    3.     Wi-fi para realizar o Quiz on-line.

    2 O que as embalagens nos dizem? 60 min 1.      Uma (1) embalagem, por aluno, de qualquer produto alimentício, trazida por eles;

    2.     Amostras de alimentos com amido (Ex.: Sucos, biscoitos, farinha, arroz, banana etc) e sem amido (Ex.: Sal);

    3.     Iodo (Teste do Iodo para presença de amido) e Reagente Bebedict (Presença de açúcares);

    4.     Bioplástico duro: Panela, liquidificador, banana verde, tabuleiro, colher, fonte de calor (Ex.: Fogão);

    5.     Bioplástico maleável: acrescentar ao item anterior tecido (Servir como filtro), vinagre, glicerina e papel alumínio.

    3 O consumo de alimentos molda o nosso planeta? 60 min 1.      Episódio 1 do documentário “ONE STRANGE ROCK”;

    2.     Equipamento de vídeo e som para exibir a série;

    3.     Balões de festa;

    4.     Água;

    5.     Areia.

    4 Saída de campo ao Museu do Amanhã. 1 dia 1.      Transporte para o Museu do Amanhã;

    2.     Custo de refeições e entrado no Museu.

    Resultados

    Resultados

    Geral

    Estimular os estudantes a buscar informações sobre os alimentos e outros bens de consumo, utilizados no cotidiano, levando-os a reflexão de como a forma de usufruir dos recursos naturais influencia na saúde deles e do planeta.

    Específicos

    1. Descrever as adaptações das plantas de acordo com o ecossistema;
    2. Identificar a importância da diversidade biológica nos biomas;
    3. Identificar os nutrientes presentes nos alimentos consumidos no dia-a-dia de acordo com as informações contidas nas embalagens;
    4. Investigar a ação dos nutrientes mais encontrados nos produtos industrializados no corpo;
    5. Identificar restos de alimentos propícios a obtenção de polímeros (Ex: amido, matéria prima para elaboração de bioplásticos).
    6. Aplicar os conhecimentos sobre carboidratos (Ex.: Amido) para verificar sua presença nos alimentos;
    7. Analisar o impacto dos cultivos de monoculturas em áreas anteriormente ocupadas por uma grande biodiversidade;
    8. Avaliar como modus operandi do consumo humano vai impactar no rumo da espécie e do planeta;
    Referências

    Referências

    EL PAÍS. Comer mal mata mais que o tabaco. Disponível em: < https://brasil.elpais.com/brasil/2019/04/03/ciencia/1554274622_103802.html#?ref=rss&format=simple&link=link > , acesso em 05 de junho de 2019.

    ONE STRANGE ROCK. Episódio 01: Suspiro – Do minuto 10:00 até 32:00. Disponível em: < https://www.netflix.com/br/title/81071666 >, acesso em 15 de junho de 2019.

    OKUNO, Emico. Física para ciências biológicas e biomédicas/Emico Okuno, Iberê Luiz Caldas e Cecil Chow. – São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1982. Disponível em: <https://www.ebah.com.br/content/ABAAAgNGMAI/okuno-caldas-chow-fisica-ciencias-biologicas-biomedicas> , acesso em 16 de junho de 2019.

    O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS TEMAS TRANSVERSAIS: Sugestões de Eixos Temáticos para Práticas Pedagógicas no Contexto Escolar. Disponível em: <https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/2371/3631>, acesso em 08 de julho de 2019.